Os investimentos para a construção do terminal estão estimados em US$ 500 milhões.
Juntas, OII e DP World terão 51,5% do empreendimento, enquanto o Fundo de Investimento FI-FGTS, da Caixa Econômica Federal, terá 33,3% de participação.
O grupo Coimex permanece no projeto, com 15,2%. As obras do terminal devem começar ainda neste semestre, após a estruturação financeira do negócio, que deve ter aporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do BNDES.
Serão US$ 350 milhões em investimentos próprios da joint venture. Outros US$ 150 milhões serão obtidos por meio de financiamentos. A expectativa é que o terminal fique pronto no segundo semestre de 2012.
Trata-se da primeira investida da OII em terminais portuários. “É um investimento estratégico, pois infraestrutura portuária é um campo que deve crescer muito no Brasil nos próximos anos”, diz Felipe Jens, diretor-presidente da OII. O terminal terá capacidade total de 1,5 milhão de TEU (medida de um contêiner equivalente a vinte pés) e poderá escoar aproximadamente 2 bilhões de litros de etanol.
“O terminal agrega uma capacidade importante para Santos, especialmente em granéis líquidos”, diz Orlando Machado Júnior, vice-presidente executivo do grupo Coimex.
O Embraport começou a ser desenhado no início da década, mas houve atrasos na concessão das licenças ambientais e também na estruturação do modelo de negócio. “A crise financeira fez o crédito para grandes projetos escassear e os investidores ficaram mais cautelosos.”
Etanol
O novo terminal deve dar suporte aos planos de exportação da ETH Bioenergia, empresa de produção de açúcar, etanol e cogeração de energia do grupo Odebrecht. A primeira unidade de produção construída pela empresa foi inaugurada na semana passada em Goiás, com capacidade para moer 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
Até setembro, mais duas plantas, em São Paulo e Mato Grosso do Sul, devem entrar em operação, na primeira fase de operação da empresa de açúcar e álcool. Juntas, as três usinas representam um investimento de R$ 1,5 bilhão.
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“A expectativa é que o mundo comece a demandar o etanol brasileiro, por isso estamos nos preparando”, diz Jens, da Odebrecht. Além das três novas unidades, a ETH opera outras duas usinas, a Alcídia, localizada em Teodoro Sampaio (SP), e a Eldorado, localizada em Rio Brilhante (MS).
O terminal portuário também deve beneficiar a petroquímica Braskem, que faz parte do conglomerado. “Será o maior porto privado de uso misto do País, com localização privilegiada e ligação por rodovia e ferrovia, e de suma importância não só para os negócios do grupo Odebrecht, mas também de outras empresas que estejam aumentando suas exportações”, diz Jens.
Fonte: Estadão