Pátio intermodal adota a metodologia lean construction

Compartilhe esse conteúdo

 
 
Tipo de empreendimento ainda raro no Brasil, a Passarelli construiu às margens da Rodovia Dutra (ligação Rio-SP), no distrito industrial de Itatiaia (RJ), um pátio intermodal para atender as empresas da região. O empreendimento é do Pátria Investimentos e integra um complexo logístico.

 

O pátio intermodal, que será operado pela empresa de logística Multiterminais, tem 60 mil m2 de pavimento (75 m x 80 m), dividido em três áreas: 52 mil m2 (87% do total) de estocagem de contêineres, 7 mil m² de manobra de caminhões e o restante de estacionamento de veículos leves. A área terá capacidade para mais de 1,2 mil contêineres.

 

É no pavimento industrial que a construtora centrou boa parte de seu trabalho. Nele, há variações na capacidade de resistência do piso intertravado. Foram assentados blocos com 16 faces cada.

 

Blocos de 8 cm de espessura e 50 Mpa de resistência foram assentados na área dos contêineres. Já no trecho de manobra de veículos pesados, foram utilizados blocos também com 8 cm, só que com resistência de 35 Mpa. No estacionamento de carros, o bloco assentado tem 6 cm de espessura e  35 MPa de resistência.

 

Marcos Hesketh, gerente de Negócios Privados da Construtora Passarelli, conta que metade do tempo de obra foi dedicado ao pavimento – o início da obra se deu em março deste ano e o término estava previsto para este mês (outubro).

 

O engenheiro civil explica que foi colocado 1 mil m² de piso/dia, em média. “Tivemos preocupação em dar alta planicidade ao pavimento”, diz.

 

Para dar suporte ao assentamento do piso, foi preciso que a construtora fizesse serviço complementar de terraplenagem no platô já existente. Inicialmente, procedeu-se um corte de 20 cm no terreno. Depois, lançou-se rachão, seguido por uma camada de 30 cm de BGS (brita graduada simples) e, por fim, fez-se um berço de areia para assentar o piso intertravado. O assentamento das peças foi procedido de rejunte e compactação do piso.

 

De acordo com Marcos Hesketh, a solução para a drenagem da extensa área foi dada pelo caimento do pavimento para os lados – sentido longitudinal (caimento de 5% para o lado oposto da linha férrea) e sentido transversal (caimento de 0,25%).

 

Lean construction

 

Marcos Hesketh: busca do equilíbrio na produção

 

A construtora Passarelli tem adotado o conceito de lean construction (construção enxuta) adaptado à engenharia civil, envolvendo fluxo de trabalho, desde o planejamento até o fim dos serviços no canteiro de obras. A prática foi amplamente utilizada no pátio logístico.

 

“O conceito se adapta bem a esse tipo de obra, principalmente por conta do planejamento de trabalho”, cita. Ele relata que a execução do pavimento foi uma atividade seriada. “Enquanto na frente jogava-se o rachão, as equipes de trás colocavam o BGS, o berço de areia e o piso intertravado, nesta sequência.”

 

Segundo o engenheiro, faziam-se ajustes semanais no planejamento de todas as frentes de produção da caixa de pavimento. “Se não chegasse à meta, ampliava-se a carga na semana seguinte da obra. O lean construction contribuiu para equilibrar a produção para que não houvesse surpresas. Quando se tem o volume, a produtividade das equipes e o tempo, você consegue balancear a produção, ressalta.

 

A Pavcenter, empresa sediada em Santa Isabel (SP), que realizou os serviços de assentamento do piso intertravado no Pátio Intermodal, reforça o planejamento rigoroso da obra. Segundo o diretor da empresa, João Batista Ferreira, houve uma discussão da logística a ser implementada, conforme os procedimentos usuais da Passarelli, para que se pudesse atingir a meta de assentamento de piso por dia.

 

“A construtora contratou uma empresa para acompanhar o cronograma operacional de cada terceirizado, e cada uma teve sua responsabilidade. No nosso caso, sempre trabalhamos visando à rapidez e à qualidade no assentamento”, diz. “Não tivemos nenhum problema que travasse os nossos serviços e os dos outros contratados.”

 

Ramal ferroviário

O desvio ferroviário de 1.500 m construído dentro do pátio logístico de Itatiaia percorre paralelo à linha de trem existente operada pela MRS. A linha férrea, naquele trecho, tem seu trajeto ao lado da Rodovia Dutra, sentido São Paulo-Rio.

 

Para conclusão da obra do ramal ferroviário no empreendimento, aguardava-se a instalação do aparelho de mudança de via (AMV) da linha existente para o tramo construído exclusivamente para atender o pátio logístico.

 

Uma rede de fibra ótica de comunicação com a central de operações da concessionária MRS foi instalada em paralelo ao trilho, para controle do AMV.

 

Quando o pátio estiver em operação, guindastes reach stackers farão a movimentação dos contêineres nas composições de trem e nos caminhões.

 

Postes de concreto para iluminação de 25 m de altura livre foram posicionados em três linhas no pátio: em ambos extremos e no centro – também foram colocados postes metálicos de 20 m de altura livre no acesso ao empreendimento.

 

Guindastes de 100 t posicionaram os postes que têm 3 m enterrados no solo. O engenheiro Marcos Hesketh destaca que foi adotada uma solução para posicionamento mais rápido e seguro das robustas unidades de iluminação. 

 

“Colocamos os postes dentro de aduelas de concreto (devidamente posicionadas no solo). Depois, concretou-se o poste no solo, apoiando-o para manter a sua verticalidade até o concreto curar”, conta. Se fosse adotado o método convencional, Marcos expõe que seria necessário cavar a área de posição do poste, fazer os escoramentos, pôr a forma de concreto, colocar o poste, concretá-lo no solo, tirar a forma e, por fim, realizar o aterro naquele ponto de forma controlada. “Daria muito mais trabalho”, afirma. A infraestrutura elétrica para atender a iluminação foi feita antes do assentamento do piso.

 

Marcelo Marcolini, gerente de Contratos da Hill International, empresa que faz gerenciamento da obra em todo o complexo logístico onde está inserido o pátio, menciona que a dificuldade maior do projeto foi a execução do desvio ferroviário.

 

Uma área de apoio de 350 m², na entrada do complexo, foi construída pela Passarelli para atender ao empreendimento. Ela conta com sala de controle, portaria, vestiários e outras áreas de serviço ao caminhoneiro. O local foi erguido com pilares pré-fabricados e vigas concretadas in loco. O fechamento é de alvenaria com bloco de vedação.

 

 

Ficha Técnica – Pátio Logístico Intermodal Itatiaia (RJ)

 

– Empreendedor: Pátria Investimentos

– Projeto: MV Escritório de Projetos (Marcos Vieira)

– Gerenciamento: Hill International

– Construção: Construtora Passarelli

– Pavimentação (execução): Pavcenter

– Pavimentação (projeto): LPE

– Instalações (execução): Engemav

– Fornecimento das peças intertravadas de concreto: Oterprem

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário