Performance em custo e prazo

Considerando o momento de instabilidade política vivenciado pelo Brasil nos últimos anos e a diminuição da demanda para novos projetos do setor industrial e de infraestrutura, a JPA Engenharia se estruturou para conduzir um processo interno de modernização e melhoria de processos com objetivo de ganhar performance em custo e prazo, e aprimorar a qualidade da execução das obras de montagens eletromecânicas.

Neste sentido, a organização se posicionou de forma a desenvolver um Comitê da Inovação com objetivo de conhecer e aplicar as tecnologias consolidadas no setor de construção, entender o mindset de empresas atuantes no Vale do Silício a fim de modernizar os métodos de gestão,
e conectar seus executivos às startups dos parques tecnológicos brasileiros atuantes no setor (Construtechs).

Tal iniciativa tem nos aproximado de tecnologias inovadoras através do planejamento de projetos pilotos com drones, câmeras que auxiliam os processos de medição e gestão de HSE (health, safety, environment), projetos com realidade aumentada, além de várias melhorias através
de digitalização de processos.

Paralelamente, temos conduzido um processo de implantação da metodologia Lean Construction com o objetivo de melhorar o planejamento e coordenação das nossas obras, com foco na redução de desperdícios e otimização de custo e prazo para maior satisfação dos clientes.

Ademais, com o objetivo de melhorar a performance das atividades de campo, estamos trabalhando na adoção de ferramentas modernas de projetos como a plataforma BIM, a fim de reduzir interferências de montagem e ganhos no planejamento, resultando em aumento da produtividade das equipes.

Portanto, diante de um contexto instável que propicia a diminuição dos investimentos no segmento de construção e montagem, adotou-se como estratégia a modernização e inovação dos processos a fim de gerar diferenciação da JPA Engenharia frente aos concorrentes, o que, consequentemente, a tornou mais competitiva.

Este posicionamento estratégico viabilizou um crescimento no último ano, apesar de um cenário nacional não muito aquecido.

A estratégia para os próximos anos é continuar promovendo a diferenciação através de investimentos tecnológicos, inovações em processos e desenvolvimento humano a fim de entregar não somente
um serviço industrial, mas também aquilo que o cliente entende como valor. Acreditamos que assim continuaremos construindo e montando uma trajetória de sucesso, como fizemos nos últimos 31 anos.
*Anderson Machado, diretor de Negócios da JPA Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *