Petrobras: cinco novas refinarias a partir de 2010

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O Plano de Negócios da Petrobras para o período 2009 – 2013 prevê investimentos de US$ 47,8 bilhões para a Área de Abastecimento, que compreende as atividades de refino, transporte, comercialização, petroquímica e fertilizantes. Com os investimentos, a meta é chegar a 2015 com a capacidade de refino de 3,4 milhões de barris/dia. Este volume colocará o Brasil entre os cinco países com maior capacidade de produção de derivados de petróleo no mundo e como um dos mais importantes players da indústria petrolífera no planeta.


Estão previstos investimentos na construção das refi narias Abreu e Lima (Pernambuco), Clara Camarão (Rio Grande do Norte), Premium I (Maranhão) e Premium II (Ceará), e o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), bem como uma nova unidade de fertilizantes nitrogenados.

As refinarias Premium I e II terão capacidade para 600 mil e 300 mil barris/dia, respectivamente. A Clara Camarão contribuirá com 30 mil barris/dia. Já em construção, no Rio de Janeiro, o Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro) terá capacidade para refi nar 150 mil barris/dia. Enquanto em Pernambuco, a refinaria Abreu e Lima, que tem como parceira a venezuelana PDVSA, adicionará mais 200 mil barris diários à capacidade de refi no da Petrobras.


Também estão previstos investimentos em obras de conversão e qualidade de produtos nas refi narias existentes, com destaque para as metas de produção de diesel e gasolina com menor teor de enxofre, além de ampliações em dutos e terminais.


A carga de petróleo processada deverá passar dos atuais 1,791 milhão de barris para 2,270 milhões em 2013 e 3,012 milhões em 2020, com um aumento médio anual de 4,8%. Em 2010 começam a operar as unidades industriais do novo refi no. Em 2010 está prevista a partida da Refinaria Clara Camarão, em 2011 da Abreu e Lima, em 2012 do Comperj, em 2013 as primeiras fases das refinarias Premium.


O Plano prevê um crescimento anual de 3% para os derivados no mercado interno, subindo de 1,945 milhão de barris dia em 2008 para 2,257 milhões de barris diários em 2013 e 2,876 milhões de barris por dia em 2020. O derivado de maior consumocontinuará sendo o óleo diesel que deverá passar dos atuais 783 mil barris/dia para 901 mil barris/dia em 2013 e 1,224 milhão de barris diários em 2020.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

A escolha do Nordeste para a instalação de quatro das cinco novas refinarias é uma questão de logística. Transportar petróleo é mais barato do que o produto final. Para o petróleo há um tipo de navio específico. Por isso, as refinarias estão espalhadas, em pontos estratégicos, pensando nos produtos finais. As refinarias no Nordeste serão voltadas para exportação. As novas unidades também serão responsáveis pela produção de nafta, petroquímica, GLP, coque e diesel, produtos que cada vez mais o mercado europeu demandará. Portanto, é melhor estarem instalados no Nordeste. No mercado interno também há necessidade de mais ações naquela região, que hoje tem apenas as refinarias da Bahia e outra no Norte, no Amazonas.


Para atender à logística destas refinarias no Nordeste, a Petrobras precisará de cerca de mais 70 navios de médio e grande porte, conforme o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef I e II), que compreende 86 navios e 177 barcos.

Fonte: Estadão


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