Ponte Bioceânica demanda mais de 1.200 toneladas de equipamentos para infraestrutura

Ponte Bioceânica demanda mais de 1.200 toneladas de equipamentos para infraestrutura

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A Ponte Bioceânica, em construção estratégica entre Porto Murtinho (MS) no Brasil e Carmelo Peralta no Paraguai, é um projeto fundamental para a integração sul-americana e a logística de exportação brasileira. Com seus imponentes 1.294 metros de extensão, esta obra é o coração do Corredor Rodoviário Bioceânico, uma rota que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico, atravessando quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Rota Estratégica para o Comércio com a China

O principal benefício do Corredor Bioceânico é a redução significativa do tempo de viagem para os produtos de Mato Grosso do Sul com destino à China e outros mercados asiáticos. As mercadorias não precisarão mais sair pelo litoral brasileiro no Oceano Atlântico. Em vez disso, utilizarão os portos chilenos no Oceano Pacífico, otimizando a cadeia logística.

Andamento e Capacidade da Obra

Com um avanço físico de 75%, a conclusão total da Ponte Bioceânica está prevista para o final de 2026. O projeto abrange não apenas a ponte em si, mas também acessos rodoviários, estruturas alfandegárias e sistemas logísticos de ponta.

Estima-se que a ponte movimentará inicialmente cerca de 250 caminhões por dia, com um grande potencial de crescimento à medida que o Corredor Rodoviário Bioceânico se consolida.

Tecnologia e Engenharia de Alta Complexidade com ULMA Brasil

A ULMA Brasil é uma parceira essencial no projeto, fornecendo soluções completas e seguras de fôrmas, andaimes e escoramentos. A magnitude da obra exigiu a movimentação de mais de 1.200 toneladas de equipamentos.

Um dos grandes desafios de engenharia foi o escoramento das aduelas de disparo, estruturas que alcançam mais de 30 metros de altura, demandando expertise e segurança de alta complexidade.

Benefícios: Desenvolvimento Regional e Fortalecimento Bilateral

Mais do que uma obra de infraestrutura, a Ponte Bioceânica representa um marco logístico para o Mercosul. O projeto tem o poder de impulsionar o desenvolvimento regional, fomentar a integração comercial e fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Paraguai.


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