Ponte será construída com impressão em 3D

Compartilhe esse conteúdo

Estrutura metálica atravessará canal em Amsterdã, Holanda
 

A holandesa MX3D anunciou que construirá uma ponte para pedestres utilizando tecnologia de impressão em 3D. A estrutura terá 10 m de comprimento por 3 m de largura e será impressa em aço de uma só vez sobre um canal em Amsterdã, capital da Holanda.

 

A ponte será “impressa” por dois robôs capazes de imprimir metais, plásticos e materiais compostos, partindo cada um de uma margem e se encontrando no meio da estrutura. O projeto tem a colaboração de empresas como a Autodesk, desenvolvedora de softwares para o setor de construção civil, e a construtora holandesa Heijmans, entre outros parceiros.

 

A MX3D informa que o projeto da ponte em 3D está em fase de testes, antes do início da empreitada, que deverá ocorrer em 2017. Segundo a empresa, o trabalho poderá demorar entre três e seis meses para ser concluído. Representantes da MX3D estimam que a ponte terá cerca de 5 t de peso total, a depender do desenho da estrutura, ressaltam.

 

A ideia, segundo a MX3D, é assegurar que a tecnologia 3D possa ser aplicada em projetos de larga escala, em estruturas funcionais feitas com materiais duráveis. A start up de tecnologia garante que conseguirá imprimir a estrutura metálica na altura projetada, sem a necessidade de escoramento.

 

O projeto ainda não tem um custo estimado, mas, segundo a MX3D, deverá ser financiado com recursos próprios e de parceiros. “Talvez tenhamos participação da prefeitura de Amsterdã”, acrescentam representantes da empresa. (José Carlos Videira)

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário