O tecnólogo e engenheiro civil Márcio dos Santos, diretor-presidente da Fundsolo Serviços Geotécnicos e Fundações, tem orgulho dos quase 30 anos de existência da empresa. Ele se diz “um tocador de obras” e confessa que “adora pisar no barro”.
Sua vida profissional começou nas obras do Metrô de São Paulo, em 1977, na Praça da República, onde esteve à frente da execução da primeira estaca raiz como fundação no Brasil.
De 1987 para cá a Fundsolo passou por diversas experiências marcantes. Algumas obras ficaram na história da empresa como, por exemplo, as de atirantamentos e solo grampeado da Usina Hidrelétrica e Eclusa de Porto Primavera, em Rosana (SP), uma das maiores do País. Márcio acredita que dali “a Fundsolo efetivamente nasceu para o mercado”.
A empresa carrega ainda em seu currículo vários obras significativas, do ponto de vista de engenharia, como o pioneirismo no desenvolvimento da estaca raiz com diâmetro de 500 mm, no projeto de revitalização da Estação da Luz, em São Paulo (SP).
Outro feito importante foi a execução de tirantes protendidos para o emboque do túnel do Rodoanel Oeste, na Grande São Paulo, na saída para a rodovia Régis Bittencourt, onde a empresa executou uma das maiores contenções frontais do mundo na época; destaque também para a contenção de um maciço totalmente escorregado no km 368 da mesma rodovia, onde foram executados com sucesso tirantes permanentes para carga de trabalho de 150 tf, liberando os primeiros seis quilômetros da duplicação da Serra do Cafezal (SP).
Mais recentemente, a empresa venceu em apenas 20 dias uma falha geológica de alta complexidade que poderia atrasar em oito meses as obras do túnel 450 no Rio de Janeiro, sob o Museu MAR, no complexo do Porto Maravilha.
A Fundsolo também executou os tratamentos com enfilagens do túnel 202 da obra do Rodoanel Norte (SP), sendo este o primeiro túnel a ser varado dentre todos os que vêm sendo construídos; e ainda nesta obra a empresa executou a primeira perfilagem óptica horizontal para prospecção da frente de escavação em túneis no método NATM, inovação desenvolvida em conjunto com seu corpo técnico.
Fonte: Revista O Empreiteiro