A Mopa produziu e entregou à Eletronuclear o sistema de prateleiras e prumadas para cabos, conjunto de materiais para sustentação de fios e cabos da Usina Nuclear Angra 3. Com a instalação deste material, consolidou-se o início da montagem eletromecânica da nova usina.
Pelo alto nível de segurança que este empreendimento requer, também estes equipamentos foram objeto de exigências extras, pois sua estrutura deve garantir a integridade dos cabos de alimentação dos equipamentos e sistemas vitais à segurança do empreendimento.
A fase de pré-produção, minuciosamente realizada, foi fundamental para que todos os materiais produzidos tivessem 100% de aprovação nas inspeções realizadas pela Eletronuclear.
Nesta fase de preparação da produção pela Mopa, houve atuação coordenada que incluíram os seguintes passos: programação de aquisição das matérias primas especiais; elaboração e aprovação de todos os desenhos de produtos e montagem dos conjuntos na obra; desenvolvimento de manuais técnicos para execução de inspeções e os de embalagem e armazenamento; elaboração dos planos e procedimentos de soldagem e o treinamento e requalificação específica de todos os soldadores; fabricação de modelos protótipos e execução de testes comprobatórios de resistência às cargas especificadas, além do planejamento completo de toda a produção até a entrega.
Fonte: Revista O Empreiteiro