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Pré-construção otimiza obra de shopping

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Empreendimento com quase 100 mil m² de área construída entra na fase final de obras

 

Prática permitiu compatibilizar projetos complementares, gerando ganho de prazo, acréscimo de área construída e melhoria em vários itens

Augusto Diniz – Nova Iguaçu (RJ)

 

A etapa de pré-construção estava prevista para cinco meses, mas durou oito. Porém, a ampliação deste estágio de trabalho deu resultado. A obra obteve ganho de prazo, acréscimo de área construída e diversas melhorias no projeto.
 

O processo aconteceu no Shopping Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense. O período de pré-construção do empreendimento começou em janeiro do ano passado. Nesta fase, foi realizado o desenvolvimento dos projetos básico e executivo e estabelecidas as soluções construtivas com foco na qualidade, alinhando as experiências dos envolvidos.

 

Foi nessa etapa que se deu a otimização da obra. Entre as alterações, acréscimo de área de 92.613 m² para 97.488 m², além de outras mudanças, como ganho de prazo de nove meses na construção da estrutura de concreto pré-moldado, e redução de quatro meses na obra de fechamento com painel pré-moldado.

 

 Além disso, para a fundação, optou-se na fase de pré-construção por sapatas isoladas apoiadas em rocha – ressalta-se que o empreendimento foi implantado em área de duas desativadas pedreiras; nos fundos do shopping sobressaem cortes de rochas de altura nada desprezível, dando ao local aspecto incomum.

 

Paulo Brito: realização das fundações foi crítica
 

 “A equipe se deparou com inúmeras variáveis durante a elaboração das disciplinas de infraestrutura, devido às características do terreno, que era anteriormente uma operação de pedreira”, conta Paulo Brito, diretor de Engenharia da Ancar Ivanhoe, empreendedor do shopping. ”Foram necessários vários ensaios, laudos e estudos  para mapeamento das rochas, o que possibilitou o desenvolvimento da fundação e da estrutura mais adequadas às características do subsolo encontradas”.

 

Segundo Paulo Brito, a terraplenagem foi executada em três platôs, acompanhando o greide natural do terreno, minimizando os volumes de corte e aterro e mitigando, o máximo possível, interferências com rocha.

 

Aldo Roberto: Junção de equipes com conhecimento facilitaram mudanças
 

“Por se tratar de um terreno rochoso, 70% da fundação foi especificada com fundação direta (sapata apoiada em rocha) e 30% de fundação profunda (estaca raiz)”. Ele conta que a desmontagem de rocha necessária no período de fundação foi um momento crítico, pois deveria atender o cronograma da obra.

 

O trabalho de pré-construção significou mudanças ainda no forro de gesso do shopping por um painel TS (forro tegolado), que permite acesso fácil às instalações em todo o mall (um benefício para o lojista, que em condições normais necessitaria romper o gesso).

 

Houve também alterações na cobertura, com redução de área de impermeabilização; e posicionamento da área técnica isolada do prédio do shopping, o que facilitou os trabalhos de construção, instalação, comissionamento e manutenção do setor. A prática é pouco comum nesse tipo de empreendimento.

 

Com fim da pré-construção, deu-se início da obra, em setembro de 2014 – a inauguração está prevista para 28 de abril.

 

Aldo Roberto Medardoni, engenheiro da Concremat, gerenciadora da obra, ressalta que a junção de equipes com conhecimento das diversas disciplinas envolvidas – como a Racional, responsável pela obra e experiente em construção de centros comerciais – permitiu que as alterações fossem executadas com eficiência.

 

Plano de ataque

Outra mudança na construção do shopping foi o plano de ataque. Começou-se pela metade da frente. Somente depois se procedeu a construção da parte do fundo. Com empreendimento construído dentro de área de uma antiga pedreira, cercado nos fundos por um morro cortado sem acessos, seria natural definir a progressão da obra de trás para frente – e não ao contrário, como ocorreu no Shopping Nova Iguaçu.

 

O objetivo de se construir antes a primeira metade do shopping, localizada na parte da frente do terreno, foi para que as obras das salas de cinema (localizadas nesta parte do empreendimento) fossem concluídas para a operadora do local iniciar as instalações o mais rápido possível.

 

 “A obra priorizou a parte frontal para que se cumprisse o prazo. O cinema é uma caixa de estrutura metálica (opção mais rápida)”, explica o engenheiro Aldo Roberto Medardoni. De acordo com Paulo Brito, da Ancar, “a obra foi dividida em setores, visando criar uma sequência lógica que direcionasse ao atendimento das datas marcos, acelerar a liberação das áreas técnicas e abrir maiores frentes de trabalho”.

 

Com o único acesso da obra por meio de uma rodovia estadual na face frontal do empreendimento, foi preciso construir um “bolsão” para veículos pesados dentro dos limites do terreno do shopping, como exigência da prefeitura, para evitar que veículos de carga ficassem parados na via.

 

Também foi necessário colocar sinalização de acesso de entrada e saída da cidade, a partir da rodovia Dutra, que corta a cidade, para o tráfego de caminhões e carretas.

 

“Não havia restrição de tráfego, mas as entregas de insumos e materiais foram feitas à noite para não se criar nenhum tipo de gargalo”, acrescenta o engenheiro da Concremat.

 

Além do shopping, projeto prevê a construção de torres comerciais no terreno
 

Hoje, encontram-se na obra 650 trabalhadores, mas a previsão é que no pico, no final do ano, 950 pessoas estejam no canteiro – somam-se a eles 400 da mão de obra dos lojistas que se instalarão no empreendimento.

 

Atualmente, segue em andamento construção da estrutura metálica e cobertura; posicionamento dos painéis pré-moldados na fachada de estrutura metálica e ACM; trabalhos de alvenaria e drywall; impermeabilização; instalações elétricas e hidráulicas, de ar condicionado e de automação; acabamento, colocação de piso, pavimentação e outros serviços complementares.

 

Hoje, a execução é da ordem de 56%, incluindo civil e eletromecânica.

 

No total, 85% da obra adotou elementos pré-fabricados, incluindo pilares e vigas – 7.800 peças, sendo 800 painéis de fachada. No pico das obras civis, foram 40 máquinas pesadas trabalhando, sendo 12 guindastes de 40 t a 200 t.

 

Características

O Shopping Nova Iguaçu está sendo erguido em terreno de 113 mil m² – a área construída do empreendimento é de 97.488 mil m². A área total alcança 345 mil m² e prevê no futuro a construção de torres comerciais. São no total 45 mil m² de área bruta locável (ABL) – 210 lojas, 15 lojas-âncora, sete salas de cinema, quiosques, praça de alimentação com restaurantes e academia.

 

O centro comercial tem cinco pavimentos e o piso central é ocupado por estacionamento – o estacionamento também se estende para a parte descoberta, atrás do empreendimento, perfazendo um total de 2.200.

 

Ficha Técnica – Shopping Nova Iguaçu (RJ)

 

– Empreendedor – Ancar Ivanhoe Shopping Centers

– Projeto arquitetônico – Paulo Baruki Arquitetura

– Gerenciamento e fiscalização da obra – Concremat Engenharia e Tecnologia

Construtora – Racional

– Estrutura metálica (fabricação, transporte e instalação) – Bassano

– Instalações – Qualieng Engenharia

– Pré-fabricados – Sudeste

– Terraplenagem – Cupim

– Ar condicionado – JAM

– Fôrmas, andaimes e escoramentos – SH

– Elevadores – Atlas Schindler

    – Locadora de Equipamentos – Transloq

 

 

Fonte: Revista O Empreiteiro


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