A prefeitura do Guarujá (SP) entregou à Secretaria de Aviação Civil (SAC) o pedido de anuência prévia para obter concessão do aeroporto do município, cuja administração foi repassada à prefeitura em dezembro do ano passado. Atualmente o aeródromo é de uso exclusivo militar.
Ao receber o pedido – que apresenta estudos ambientais e de viabilidade técnica, além de proposta de modelagem para concessão –, o diretor de outorgas da SAC, Ronei Saggioro, explicou que agora o processo será analisado pela Secretaria, uma consulta será feita ao Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) e, após a publicação do Plano Geral de Outorgas, que está em consulta pública, a prefeitura receberá ou não a anuência para conceder o aeroporto.
Concessão
O ministro Moreira Franco assinou a outorga que permite à prefeitura de Guarujá administrar o aeroporto em dezembro de 2013. Com a concessão, a aviação regional civil ganhará um terminal. De acordo com estudos da secretaria, as pistas de Guarujá poderão passar a receber uma série de voos que estão dirigidos a Cumbica e Congonhas.
A prefeitura paulista encaminhou à SAC um projeto com uma série de obras para tornar o empreendimento mais atraente às companhias aéreas. A proposta prevê a construção de sala de embarque e desembarque com capacidade para atender 500 mil pessoas por ano, estacionamento com 300 vagas, pátio para receber até quatro aeronaves, vias de acesso interno e de serviço (trânsito de carros de malas, veículos de segurança, guinchos etc), e setor de hangares.