Em nossa área coordeno os escritórios regionais. Hoje, além da matriz, temos nove desses escritórios funcionando em regiões estratégicas. Isso nos permite afirmar que hoje temos, em termos de Brasil, e do ponto de vista de nossos interesses, uma presença nacional. A propósito, essa presença nacional é um de nossos diferenciais.
Presença local e presença comercial. Como, atualmente, o custo de deslocamento de pessoal – engenheiros, técnicos etc. – é demasiadamente oneroso, os escritórios regionais acabam sendo uma solução logística importante.
Temos, por exemplo, o escritório de Manaus, que cobre também o Rio Branco, Rondônia e Roraima; o escritório de Fortaleza, que pode cobrir, além do Ceará, os estados do Maranhão, Paraíba, Pará e Amapá; o escritório de Brasília, que atende, além do Distrito Federal, os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com essa flexibilidade de atendimento, podemos dizer que `varremos o País inteiro´. E, como atuamos por segmento de mercado, estamos presentes em qualquer área: portos, aeroportos, hidrelétricas, petróleo e gás e por aí em diante.
Além disso, essa articulação logística interna nos dá a necessária condição a fim de que nos preparemos para empreendimentos no exterior. Hoje estamos também na América Central e na África.
Na empresa há 30 anos, cabe-me uma cuidadosa tarefa de coordenação. Aqui, estabelecemos a necessária sinergia entre o escritório central e os escritórios regionais, cada um dos quais monta, para a direção da empresa, um cenário por região, nos fornecendo informações sobre carências, desenvolvimento e investimentos em obras em cada um dos segmentos de nossa atividade. No conjunto, acabamos tendo em mãos um desenho do País, sob esse ponto de vista. A partir daí, podemos elaborar o nosso plano de ação.
José Alcure Neto, líder executivo comercial e regional
Fonte: Estadão




