O grupo Odebrecht está realizando a construção de um conjunto habitacional no Jardins Mangueiral em Brasília (DF), com prédios de cinco lajes, em apenas uma semana.
A obra, considerada uma minicidade, teve início em janeiro de 2011 e deverá ficar pronta em 2015. Faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e é o primeiro projeto PPP na área de habitação. Terá nove mil unidades, entre apartamentos e casas. Os prédios são moldados in loco, com fôrma pronta, e, quando concluídos, abrigarão 30 mil pessoas.
No local serão construídas, além de residências de 2 e 3 dormitórios, praças, ruas pavimentadas e iluminadas, estacionamento, pontos de ônibus, creches e escolas, centro comercial, postos de saúde e policial.
Para agilizar a obra, foi utilizada a bomba-lança 52 da Rental Mix, cujo posicionamento possibilita a concretagem de seis fôrmas de uma vez. Metade das fôrmas usada na obra foi preenchida por esse equipamento.
A bomba-lança de concreto é fabricada pela Concord e seu desempenho possibilita versatilidade no bombeamento de concreto de diversos tipos de projetos. De acordo com Gabriel Carramenha, diretor de Engenharia da Rental Mix, o equipamento proporciona opções aos projetistas. "A lança tem alcance de 52 m, grande mobilidade e vazão de bombeamento de 170 m³/h.
Um bom exemplo da aplicação dessa bomba-lança é no bombeamento de concreto nas fundações de edifícios. Antes, era necessário instalar uma tubulação fixa com uma bomba estacionária. Com esse equipamento, evita-se desperdício de material, proporcionando ganho de agilidade e simplificação dos processos.
"O comprimento da lança permite fazer bombeamento de concreto de um conjunto habitacional na metade do tempo, graças à grande vazão e à sua configuração, que tem possibilidade de rotação e diversos modos de abertura", explica Gabriel.
Especificações:
Bomba lança 52 – Concord
Alcance Vertical = 52,0 m
Alcance Horizontal = 48,3 m
Volume máximo de bombeamento = 171m³/h
Bombeia brita zero, 1 e 1 e 2, somente com tubulação de 5,5"
Fonte: Estadão