A Arteris, uma das maiores concessionárias de rodovias do País com 3.250 km administrados e nove concessionárias em cinco estados, tem plano de investimentos de quase R$ 6 bilhões até 2033 dentro dos contratos de concessão – aditivos de contrato ainda a serem assinados com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) podem dobrar este valor.
Das cinco concessionárias federais – Autopista Fernão Dias, Autopista Regis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Fluminense, três delas encontram-se com extensas obras e projetos – a Arteris detém ainda as concessionárias estaduais Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte, todas no interior de São Paulo.
Entre as obras, a duplicação da Serra do Cafezal (BR-106/SP), a construção do Contorno de Florianópolis (BR-101/SC) e a ampliação da BR-101 RJ; além disso, a partir de 2017, tem-se às execuções do Contorno de Campos dos Goytacazes (BR-101/RJ) – todas objeto de matéria da revista O Empreiteiro a seguir.
Nas iniciativas, a complexidade das obras se destacam, entre túneis, viadutos, pontes e pavimentação em solos instáveis, acesso difícil e trabalhos próximos a áreas de preservação ambiental.
Fonte: Revista O Empreiteiro