Nova planta de Ferro-Níquel no Pará

Nova planta de Ferro-Níquel no Pará

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Com previsão de produção anual de 14.500 toneladas de níquel, na forma de ferroníquel (FeNi), a este projeto foi dedicado mais de 148 mil horas de engenharia e uma eficiente coordenação de equipe multidisciplinar. O projeto foi integralmente desenvolvido em BIM (Building Information Modeling), com nível de detalhamento LOD 350, garantindo representações precisas dos elementos modelados, com alto grau de confiabilidade para execução em campo.

As informações foram integradas, correlacionando especificações técnicas, códigos de projeto, listas de materiais e dados de suprimentos, o que assegurou rastreabilidade completa e coerência entre disciplinas. A integradora Draft Solutions, entre diversas empresas nacionais e internacionais, coordenou entregas à diferentes stakeholders por meio de um ambiente comum de dados (CDE – Common Data Environment) e promoveu a compatibilização automática dos modelos multidisciplinares georreferenciados. Esse processo assegurou total alinhamento entre projetistas, fabricantes e equipes de obra, resultando em um projeto assertivo, coeso e tecnicamente robusto. Além disso, a aplicação de ferramentas de realidade virtual possibilitou a validação imersiva dos modelos e sequências construtivas, contribuindo para a análise preditiva de interferências e aprimorando a comunicação técnica.

Além dessas etapas, diversos projetos foram desenvolvidos diretamente pela Draft Solutions, entre eles, o projeto de melhoria ao Acesso em 20 Km da Estrada Municipal; o Manuseio e secagem de ROM; Área de Calcinadores e Desidratação Térmica, com controle de temperatura, ventilação e queimadores; Área de Redução e Fornos Rotativos Elétricos; Sistema de Manuseio de Escória e Produto; as Utilidades Industriais com Subestações Elétricas e Centros de Distribuição, Sistemas de Água industrial, potável e efluentes, Ar Comprimido, Vapor e Gases de Processo; 11 km de Sistema de Captação e Adução de Água e Sistema de Drenagem Industrial e Pluvial.


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