LEVANTAMENTO DAS INFORMAÇÕES
Bem, o paciente urbano já se encontra à disposição dos gestores para a investigação dos seus problemas. Assim, como dito anteriormente, vamos ao questionário inicia, nunca se esqueça que igualmente o paciente humano, os problemas internos não estão à vista, portanto, estão também fora do alcance da mente, e portanto, requerem um esforço para que realmente você se comprometa com a sequência abaixo:
Dados do Coletor: Idade, Diâmetro, Profundidade, Extensão, Material, Declividade, se tiver alguma análise do esgoto conduzido é bom.
Dados do Projeto: Se puder leve os exames anteriores, ou melhor, As Built e Projeto original com memória de cálculo, Sondagens, se tiver a licitação que tal uma cópia, e a empreiteira executora, alguns dados operacionais, dia de maior pico, hora de maior pico, e alguma informação sobre a manutenção, às vezes ou na maioria das vezes, só corretiva.
No entorno: Serviços públicos, negócios afetados, desvios de tráfego, espaço, acesso, e limites da área disponível, poluição (sonora), segurança, conferência visual do cadastro da rede e dos vizinhos, drenagem.
E lá embaixo: Bem o paciente vai precisar fazer alguns exames de imagem, de preferência no início com uma câmera de CCTV periscópica, você inspeciona a partir do PV e tira uma primeira informação sobre o estado do coletor, é possível que uma limpeza seja necessária para depois uma inspeção CCTV é a hora dessa decisão. Nessa segunda inspeção, vamos procurar as patologias, buracos, juntas deslocadas, trincas longitudinais e outras, ligações (oficiais e clandestinas, drenagem, aquelas provisórias que viram definitivas.
Infiltração e Exfiltração, esta principalmente que possa ter afetado o suporte da tubulação (aterro), e o lateral é o crítico, a tubulação se movimenta lateralmente e trinca longitudinalmente, reparos anteriores, intrusão de raízes, gordura e assoreamento (nível) e solidificação.
Agora com todas as informações com segurança, o especialista vai conseguir diagnosticar a situação do paciente urbano e propor o tratamento adequado. Se ainda assim, ficar alguma dúvida, é provável que tenha que ser feito algum reparo pontual antes da aplicação dos métodos que serão avaliados no nosso último bloco (4).