A Engemon Engenharia finalizou a revitalização da maior fábrica de refrigerantes do mundo, localizada em Jundiaí (SP).O projeto modernizou diversas áreas da planta, incluiu a reforma e otimização do pátio de veículos, com 30 mil m² para carretas e veículos leves, além de melhorias na portaria e novas áreas administrativas e de apoio.
Com fluxo diário de 1.200 a 1.500 veículos, o maior desafio foi executar as obras sem interromper a operação. Para isso, as intervenções foram realizadas em 18 fases, mantendo o pátio 100% ocupado durante todo o período. A reforma da portaria, ponto de acesso, também foi conduzida sem afetar o fluxo de entrada.
Além da pavimentação em concreto mais durável, o projeto incluiu a instalação de LED para maior eficiência energética e modernização da infraestrutura elétrica e hidráulica. A nova estrutura está preparada para o tráfego intenso de veículos pesados.
O uso de BIM (Building Information Modeling) foi essencial, garantindo assertividade na execução, integração das fases, redução de riscos e otimização de custos e prazos.
Nos últimos dois anos, a Engemon realizou outros projetos de grande porte, como o galpão logístico em Campo Grande e o galpão logístico FW 10, em Santa Catarina. Ambos apresentaram desafios como estabilização de solo e condições climáticas adversas, mas foram concluídos no prazo.
O setor de galpões logísticos representa hoje 15% do faturamento da Engemon, com crescimento de 30% ao ano. A empresa espera dobrar esse volume em três anos, com foco em inovação, sustentabilidade e maior presença no mercado.





