A Riachuelo, rede de lojas de moda, inaugurou sua primeira loja verde, em dezembro passado, no bairro de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. Com 1.378 m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos, a edificação está em processo de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), emitido pelo U.S Green Building Council (USGBC).
O conceito arquitetônico procurou manter a ligação emocional e histórica do local, por meio de objetos decorativos da antiga operação e de elementos que remetessem ao bairro, como o design do famoso calçadão de Ipanema. Outra premissa arquitetônica foi a integração da construção com a cidade, o que levou a trazer a natureza para dentro da loja, com jardins verticais nas paredes internas.
Diante das condições do terreno, a elaboração do projeto foi um desafio para o projetista e construtora, pois foi necessário projetar a estrutura adaptando-a às novas condições para viabilizar a sua execução praticamente sem a existência de um canteiro de obras ou área de apoio. Além disso, para permitir vão livre da loja, os pilares foram executados junto às divisas do lote, e a escavação se deu junto aos edifícios vizinhos, constituídos por imóveis antigos com fundações diretas.
Itens de relevância do projeto e obra:
Localização: Terreno previamente desenvolvido com fácil acesso a transportes públicos, minimizando o uso de transporte individual;
Reciclagem: 98% dos resíduos de obra foram desviados de aterros sanitários e direcionados para reciclagem, 10% dos materiais aplicados na obra apresentam conteúdo reciclado.
Regionalidade: 28% dos materiais aplicados na obra foram extraídos e manufaturados em um raio máximo de 800 km da obra.
Materiais: 100% das tintas e vernizes são livres de componentes que prejudicam a saúde dos ocupantes. Uso de madeira certificada.
Tecnologias Passivas: Uso de iluminação natural, vidros com controle solar, elemento vazado na fachada e barreira protetora de sujeira (capacho).
Terraço Jardim: Com 80m² de paisagismo em cobertura verde, auxiliamos na proteção e restauro do habitat local com espécies nativas (que demandam menos irrigação) além de contribuir com o conforto térmico e eficiência do sistema de ar condicionado.
Eficiência Hídrica: Redução de 67% no uso de água potável*, a partir da retenção da água pluvial, filtragem e reuso em sanitários e na irrigação.
Eficiência Energética: Redução de 37% na utilização de energia elétrica*, a partir do uso de LED em toda a iluminação da loja, utilização de sistema de ar condicionado de alta eficiência energética e futura implantação de painéis fotovoltaicos.
Automação: Todos os sistemas integrados com possibilidade de controle, medição e verificação dos sistemas de maneira inteligente, reduzindo custos operacionais.
Limpeza: Visando o bem-estar dos clientes e colaboradores, foi desenvolvida uma política de limpeza sustentável, visando à redução da exposição dos mesmos a produtos nocivos à saúde.
Dados técnicos:
RIACHUELO IPANEMA
· Projeto Arquitetônico: FAL (conceito)
· Estrutura – Interplanus (estrutura)
· Instalações – PCON
· Iluminação – Conforto Visual
· Ar Condicionado – LFB Engenharia
· Paisagismo – Gilberto Elkis
· Construtora – Noroeste Construções e Empreendimentos
· Gestão Técnica de Implantação – CEEMEESSE Engenharia
· Instaladora – Noroeste Construções e Empreendimentos
· Ar Condicionado – Pauli Ar Condicionado / Ar Sul
Fonte: Ceemeesse Engenharia
Fonte: