Rio investe em transporte público de olho na Copa 2014 e na Olimpíada 2016

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Obras e recursos da ordem de R$ 692,1 milhões visam a facilitar o acesso à Zona Oeste do Rio de Janeiro, buscando a melhoria da qualidade de vida da população e atraindo investimentos

ASecretaria Municipal de Obras do Rio de Janeiro deu início, em meados de julho, à implantação da Transoeste, um corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz. Com previsão de concluir a construção do sistema em dois anos, a prefeitura vai investir R$ 692,1 milhões. As obras também incluem a abertura do túnel da Grota Funda.

A Transoeste vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre os dois bairros e é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Os outros dois corredores são a Transolímpica e a Transcarioca.

O corredor não terá pedágio e a Serra da Grota Funda continuará em funcionamento. Ao todo, serão 32 km de extensão, com 30 estações de BRTs (Bus Rapid Transit) – corredor expresso de ônibus articulados. O sistema de BRT da Transoeste ficará totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas ou não. O corredor central conta ainda com linhas alimentadoras dos bairros periféricos.

A obra inclui a restauração de 255 mil m2 e a implantação de 522 mil m2 de pavimento. Também serão instalados 3.650 pontos de luz, garantindo nova iluminação.

Atualmente, o trajeto Santa Cruz-Barra da Tijuca tem aproximadamente 50 km de extensão, que, de ônibus, são percorridos, em média, em uma hora e 40 minutos. Nos horários de pico, a viagem pode levar até duas horas e 30 minutos. Com a construção da Transoeste, o tempo de viagem cairá para menos de uma hora: quase metade do tempo médio gasto hoje e 150% mais rápido do que na hora do rush.

Detalhes da obra

Para execução da obra, a Transoeste foi divida em três lotes, que serão executados simultaneamente, pela Odebrecht (trechos 1 e 2) e Sanerio (trecho 3). A empresa responsável pela intervenção é obrigada por contrato a minimizar os transtornos à população e garantir rapidez na finalização dos serviços.

– Trecho 1 – Av. das Américas entre o Terminal Alvorada e Av. Benvindo de Novaes – A via será adaptada para se tornar um corredor expresso e receber o BRT, com mudanças na sinalização e construção de dois viadutos – um no cruzamento das Avenidas das Américas e Salvador Allende e outro entre América e Benvindo de Novaes.

– Trecho 2 – Av. das Américas entre a Av. Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba – Será feita a implantação das pistas laterais da Avenida das Américas entre a Avenida Salvador Allende e Canal de Sernambetiba. Também haverá duplicação da ponte sobre o Canal e a duplicação da pista da Av. das Américas entre a Alceu de Carvalho até a Estrada do Pontal, onde será aberto o túnel da Grota Funda. Composto por duas galerias de 1.100 metros, o túnel segue até o Canal do Rio Portinho. Serão criadas alças de acesso à Guaratiba, readequando as vias, tanto para as entradas de Ilha de Guaratiba quanto para as de Barra de Guaratiba. O trecho das Américas depois do túnel da Grota Funda também será duplicado até a Estrada da Matriz, em Guaratiba.

– Trecho 3 – Av. das Américas entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz – A via será totalmente duplicada neste trecho, passando a ter três faixas por sentido.

Fonte: Estadão


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