“Esta é uma obra importantíssima, revolucionária para o transporte da Baixada.
Nós vínhamos pedindo ao presidente Lula para complementar o projeto de macrodrenagem dos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas, que já está sendo feito pela Secretaria do Ambiente. Essas obras vão custar em torno de R$ 280 milhões, porque inclui a construção de habitações para as populações ribeirinhas que serão removidas e a urbanização do entorno desses rios”, detalhou Cabral, durante cerimônia, nesta segunda-feira, pela manhã, em Nova Iguaçu, quando deu início à ligação direta por ônibus entre a cidade e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Na solenidade, o governador ainda citou outros investimentos do governo do estado, vários em parceria com o governo federal, para a Baixada Fluminense na área de transportes e de rodovias.
Ele disse que o Arco Metropolitano, que vai ligar Itaboraí a Itaguaí, cortando toda a Baixada, está em andamento. Ele aponta a obra como indutora do desenvolvimento econômico da Baixada, tanto do ponto de vista de acessibilidade como de geração de empregos e renda.
Cabral anunciou a viagem à China dentro de 20 dias para finalizar com uma fábrica desse país a compra de 30 trens com ar condicionado que vão reforçar a frota da concessionária Supervia, com boa parte deles destinada à Baixada.
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“Esses trens vão em breve se juntar aos 46 também climatizados que já estarão circulando pelo estado até o final de 2009. Quando assumi, tinha apenas 10 trens climatizados rodando. Minha expectativa é colocar em oito anos ar-condicionado em todos os trens que rodam no estado”, planeja, garantindo ainda que todas as estações ferroviárias serão reformadas pelo governo em conjunto com a Supervia.
O governador lembrou que muitos moradores da região que usam o metrô, saindo da Pavuna, na Zona Norte do Rio, terão até o início de 2010 uma viagem mais confortável e rápida com a inauguração de uma ligação direta da Linha 2 com a estação Central do Brasil, a partir de São Cristóvão, sem precisar baldear para a Linha 1, como ocorre hoje na estação do Estácio, para seguir viagem até o Centro e à Zona Sul.
A obra está sendo feita pela concessionária Opportrans conforme reza o acordo para a renovação antecipada e ampliada do contrato de concessão, feito pelo governo do estado com a empresa no ano passado. A solução desafoga as linhas 1 e 2 do metrô que hoje transportam diariamente quase 500 mil passageiros.
“Além de conforto e rapidez, esta alça permitirá o acréscimo de mais de 300 mil passageiros por dia ao sistema metroviário. No mesmo contrato para a compra de trens para a ferrovia, vamos comprar trens para o metrô”, informou Cabral.
Por fim, o governador anunciou o início nos próximos meses das obras de extensão da Via Light, numa ponta até Queimados, na própria Baixada, e na outra até Madureira, bairro da Zona Norte do Rio, cruzando a Avenida Brasil.
“Hoje, a Via Light é pouco utilizada por ligar pouca coisa a quase nada. Vamos fazer uma grande intervenção, que inclui a abertura de dois túneis, alargamento de pistas, sinalização, iluminação, entre outras melhorias, graças a uma parceria com o governo federal”, completou, lembrando que o prefeito carioca, Eduardo Paes, ao contrário do antecessor, vai cumprir o previsto no contrato de cessão da administração da Linha Vermelha que fez com a Prefeitura do Rio no primeiro ano de seu governo. “O Eduardo Paes vai fazer uma alça ligando a Via Light à Linha Vermelha até o ano que vem”, finalizou.
Fonte: Estadão