Intervenções obedecem a plano de metas exclusivo para as comunidades e os bairros do entorno
O prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, dão início a um conjunto de obras emergenciais e serviços municipais para os Complexos do Alemão e da Penha, comunidades pacificadas pelas forças de segurança. As intervenções, que somam R$ 270 milhões, obedecem a um plano de metas exclusivo e regionalizado para os dois complexos e os sete bairros do entorno. Desenvolvido pela prefeitura em parceria com “Rio Como Vamos”, o plano de metas tem como objetivo melhorar os indicadores sociais na área, dando mais qualidade de vida à população.
Entre as obras e serviços previstos, o prefeito e o governador dão início à construção de duas novas Clínicas da Família e 15 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), reforma de três quadras esportivas e duas escolas, obras de contenção de encosta em 37 pontos e desassoreamento em quatro rios. Também serão implantados 14 núcleos do Projeto “Rio em Forma Olímpico”, para promover a prática esportiva entre crianças e jovens das comunidades. Uma tropa de quase 200 garis começa a atuar permanentemente na região com novos equipamentos e novos pontos de iluminação começam a ser instalados.
Estão previstas ainda a criação de uma Arena Carioca (nova versão das Lonas Culturais) no Parque Ary Barroso, na Penha, e de um Cinema 3D no Parque Proletário da Penha – que vai receber R$ 144 milhões para urbanização de toda a comunidade, com a implantação de infraestrutura e construção de moradias para reassentamento de famílias em área de risco. A Igreja da Penha também vai ser beneficiada com a construção de dois planos inclinados sobre trilhos e com a revitalização da área do antigo parque de diversões.