Be8 e Mercedes-Benz comprovam redução de até 99% em emissões com novo biocombustível

Be8 e Mercedes-Benz comprovam redução de até 99% em emissões com novo biocombustível

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Rota Sustentável COP30: Descarbonização do Transporte com Biocombustível Euro 6

A Be8 e a Mercedes-Benz do Brasil concluíram com sucesso a Rota Sustentável COP30, um percurso realizado entre Passo Fundo (RS) e Santo Antônio do Tauá (PA). O objetivo central foi avaliar o impacto da substituição do diesel comercial B15 pelo biocombustível Be8 BeVant em caminhões e ônibus equipados com a tecnologia Euro 6 BlueTec 6.

Os resultados preliminares, medidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), confirmaram o alto potencial de descarbonização do transporte rodoviário no Brasil.

Resultados Ambientais Impulsionados pelo Biocombustível

As medições do IMT apresentaram uma redução impressionante nas emissões de gases de efeito estufa (GEE):

  • 99% de Redução no conceito “tanque à roda” (considerando apenas a combustão).
  • Aproximadamente 65% de Redução no critério “poço à roda” (englobando todo o ciclo de produção até o consumo).

Segundo o diretor de comunicação da Mercedes-Benz do Brasil, Luiz Carlos Moraes, a redução anual poderia ser ainda maior. Um único veículo abastecido com Be8 BeVant pode deixar de emitir cerca de 532 toneladas de CO₂ equivalente ao longo dos 700 mil quilômetros de vida útil média prevista para um caminhão Euro 6.

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O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, destacou a viabilidade: “A Rota Sustentável COP30 conectou inovação, ciência e sustentabilidade, mostrando que o Brasil está preparado para liderar a transição energética com soluções reais e acessíveis”.

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Metodologia e Projeção de Mercado

As medições seguiram metodologias reconhecidas internacionalmente, como GHG Protocol e ISO 14064, utilizando dados certificados pelos programas RenovaBio e ISCC.

A frota da rota incluiu dois caminhões Mercedes-Benz Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus rodoviários. Para comparação direta, um veículo de cada par foi abastecido com diesel B15 e o outro com Be8 BeVant. O desempenho e o consumo de combustível mantiveram-se equivalentes entre os dois.

Camilo Adas, diretor da Be8, ressaltou que o uso do conceito “poço à roda” permite avaliar o impacto real no ciclo completo do combustível. Já Renato Romio, chefe do IMT, indicou que a coleta de dados em estrada contribuirá para orientar políticas de transição energética e decisões industriais.

O projeto também incluiu uma ação social, com o transporte de 20 toneladas de alimentos doados a comunidades vulneráveis no Pará. O caminhão Actros abastecido com BeVant será exposto na Green Zone da COP30.

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