A Rumo, maior operadora de ferrovias de cargas do país, e a ViaFAUNA lançaram um guia técnico inédito voltado à proteção de quelônios, grupo de répteis que inclui tartarugas, jabutis e cágados, em trechos ferroviários. O material apresenta uma solução prática e já aplicada: as canaletas de escape, estruturas instaladas entre os trilhos que permitem que esses animais saiam da ferrovia com segurança, reduzindo significativamente o risco de mortes.
Por andarem lentamente e terem casco rígido, quelônios são especialmente vulneráveis quando adentram o gabarito e circulam entre os trilhos. Nessas situações, além do risco de atropelamento, os animais ficam aprisionados e sofrem com desidratação e superaquecimento, o que pode levá-los à morte. O guia foi desenvolvido a partir de um monitoramento rigoroso realizado na Malha Central, que cruza os estados de Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. A análise foi feita em 1.537 quilômetros de ferrovia, monitorando o comportamento de quelônios, incluindo espécies como cágado-de-barbicha, cágado-cabeça-de-sapo, tracajá e jabuti-piranga. Com base nesses dados, a Rumo com o apoio técnico da ViaFAUNA, aprimorou a implantação das canaletas de escape como resposta direta ao problema identificado.
A iniciativa começou a ser aplicada há 5 anos na Malha Sul, com a instalação de 210 canaletas. Na Malha Central, já são 352 dispositivos instalados em pontos estratégicos de Tocantins e Goiás.
Segundo Luana Gobbo Mamede, médica veterinária da Coordenação de Biodiversidade da Rumo, o guia consolida o aprendizado acumulado ao longo dos anos. “Temos muito orgulho de apresentar este material, que reúne todo o conhecimento adquirido desde o monitoramento inicial até o desenvolvimento, a implantação e a avaliação da eficácia das canaletas. Na Rumo, acreditamos que a engenharia precisa caminhar junto com a sustentabilidade, e esse guia oferece um modelo prático e aplicável para a proteção da biodiversidade em ferrovias no Brasil e também em outros países”, afirma.
Além de contribuir para a proteção da fauna, a iniciativa reforça o papel das ferrovias como um modal sustentável para o transporte de cargas. O transporte ferroviário é mais eficiente do ponto de vista energético e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), e, aliado a soluções ambientais como as canaletas de escape, amplia a integração entre logística e preservação ambiental.
A publicação foi desenvolvida para apoiar concessionárias, órgãos ambientais, projetistas e equipes operacionais na adoção de soluções viáveis para reduzir os impactos da infraestrutura sobre a fauna. Com a iniciativa, a Rumo e a Via Fauna reforçam o compromisso com a inovação aplicada e com a conservação da biodiversidade. O guia técnico completo está disponível para consulta e download em: Link
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece soluções logísticas eficientes, seguras e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 10 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais nos principais portos brasileiros. Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, somos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.
Atendimento à Imprensa
E-mail: rumo@loures.com.br
Mariana N. Marciano: + 55 (19) 9 8116-1988
Evely Leão: + 55 (11) 9 7774-5596


