O trecho da Ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela d’Oeste, em São Paulo, de 1.537 km, licitado em março passado e ganho pela Rumo, deve receber investimentos de até
R$ 2,7 bilhões.
O prazo de contrato é de 30 anos. A Rumo tem dois anos para colocar a ferrovia em operação. A demanda esperada para ferrovia em 2020 é de 1,7 milhão de t/ano.
Em 2055, deve chegar a 22,7
milhões t/ano.
Existem obras complementares a serem realizadas e trechos a serem recuperados, além de serviços em estações e finalização do próprio ramal, que estava com 95% pronto antes do leilão.
VLI
A Diretoria da Agência Nacional de transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em reunião colegiada realizada em junho, os relatórios das audiências públicas e os documentos jurídicos para prorrogação dos contratos de concessão da Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória-Minas, operados pela Vale.
A prorrogação do contrato, que terminaria em 30 de junho de 2027, seria por mais 30 anos, com antecipação de investimentos em segurança e aumento de capacidade.
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Ferrogão
Uma das prioridades do setor ferroviário, a ligação de Sinop (MT) a Miritituba (PA), o chamado Ferrogrão, tem investimento estimado em R$ 12,7 bilhões, e deve ficar pronta para licitação
em setembro. O projeto está em fase de ajustes e avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).
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Prorrogação de contrato da MRS prevê investimentos de R$ 16 bi
O relatório final da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a prorrogação da Malha Sudeste, concedido à concessionária MRS, projeta cerca de R$ 16 bilhões de investimentos na infraestrutura ferroviária.
No chamado investimento de capital, o valor alcança R$ 2,1 bilhões, o que inclui obras de implantação de pátios de cruzamento, oficinas de manutenção, sistemas de sinalização, aquisição de equipamentos de via e material rodante.
Já o investimento corrente no relatório é de R$ 14,5 bilhões, que se refere aos gastos ao longo de mais 30 anos de concessão da MRS. O item estima investimentos no chamado sustaining, que
são recursos voltados às máquinas, equipamentos e sistemas destinados a manter a operação.
A ANTT tem realizado este ano audiências públicas nas áreas de influência do sistema ferroviário a fim de recolher subsídios para aprimorar os estudos para a prorrogação do prazo de vigência contratual.
O trecho da MRS foi concedido em 1996, contando, atualmente, com 1.
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683 km de extensão de linhas principais e ramais, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O prazo de concessão está previsto de encerrar em 2026, mas a prorrogação levaria a administração da MRS do sistema até 2056.
O volume de demanda total alocado na ferrovia é projetado em 180 milhões de toneladas em 2020, chegando a 218 milhões de toneladas em 2045 e, por fim, atingindo o patamar de aproximadamente 226 milhões de toneladas no ano de 2056, distribuídos em produtos siderúrgicos, industrializados, agrícolas, contêineres e heavy haul.
Para o ano de 2020, tem-se estimativa de cerca de 39 milhões de toneladas, atingindo aproximadamente 73 milhões em 2056 para os volumes provenientes também de direito de passagem de outras concessionárias na malha da MRS.