Com 23 pavimentos, incluindo cinco subsolos, a nova unidade do Sabará Hospital Infantil é considerada um marco na infraestrutura hospitalar pediátrica do Brasil. O hospital, previsto para 2026, contará com 210 leitos e 12 salas cirúrgicas, consolidando um modelo de atendimento inspirado nos Children’s Hospitals, hospitais exclusivamente infantis dos Estados Unidos. Em 1974, ele foi responsável pela inauguração da primeira Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal em hospitais privados do Brasil.

Com capacidade para atender até 100 mil crianças por ano nos ambulatórios das especialidades pediátricas, a nova unidade Sabará inclui o atendimento a pacientes do SUS, fruto da parceria entre a Fundação José Luiz Egydio Setúbal e a Secretaria da Saúde de São Paulo. Serão mais de 30 especialidades médicas, com uma equipe composta por cerca de 200 médicos e profissionais de saúde altamente especializados, garantindo suporte integral tanto para pacientes internados quanto nos ambulatórios.
O prédio terá cerca de 41 mil m2 de área construída, localizado na esquina da Rua dos Pinheiros com a Av. Rebouças. Para a Afonso França Engenharia, responsável pela construção, essa obra representa um compromisso com o propósito e a transformação social. “A Afonso França sempre busca projetos que façam a diferença. Entendemos a importância da perpetuação da empresa e da continuidade das famílias que compõem nosso quadro de colaboradores, e, sem dúvida, esta é uma obra de grande significado. Estamos muito orgulhosos de fazer parte da construção de um equipamento social tão relevante para a cidade”, destaca Guilherme França, Diretor de Engenharia da Afonso França. Ele também agradece ao superintendente Jorge Carreiro e ao diretor Antônio Carlos Marchini Junior pelo empenho e dedicação ao projeto.
Além de seu impacto assistencial, o Sabará Hospital Infantil se destaca pela inovação em arquitetura hospitalar. Em 2024, o projeto recebeu três prêmios internacionais de design – Built Design Awards, Healthcare Environment Awards e The Plan Awards –, todos conquistados pela Perkins&Will, renomado escritório de arquitetura responsável pelo conceito do edifício.
“Com a missão de transformar esse projeto premiado em realidade, a Afonso França Engenharia assume a responsabilidade de construir o maior complexo pediátrico da América Latina. O novo hospital unirá funcionalidade, tecnologia e um ambiente humanizado, proporcionando uma experiência diferenciada de atendimento infantil”, reforçou a construtora.
Este empreendimento reforça a posição do Sabará Hospital Infantil como referência em saúde pediátrica e reafirma o papel da Afonso França Engenharia na construção de um futuro mais humano e inovador para a medicina no Brasil.
