Na próxima quinta-feira (12), especialistas e autoridades se reúnem no seminário “Desafios de Belém para sediar a Copa de 2014” para discutir os principais pontos de melhoria em infraestrutura urbana e esportiva que a capital paraense precisa enfrentar para sediar uma das chaves do campeonato mundial.
O evento será realizado a partir das 13h30 no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
Prioridades de infraestrutura para a Copa em Belém
Entre os principais desafios de infraestrutura que Belém precisa priorizar para a Copa do Mundo estão:
Mobilidade urbana eficiente
Corredores de ônibus
Melhorias no acesso ao aeroporto
Ampliação da rede hoteleira
Adequações no Estádio Mangueirão
O objetivo do seminário é garantir que o planejamento para a Copa de 2014 seja feito com a devida antecedência, evitando improvisos e assegurando que Belém esteja pronta para ser uma cidade-sede de destaque.
“Nossa intenção é levantar os projetos e obras essenciais à boa realização da Copa, visando um planejamento feito com a necessária antecedência”, explica José Roberto Bernasconi, presidente nacional do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), organizador do evento.
Autoridades confirmadas
Estão previstas as participações de importantes nomes do cenário político e esportivo do Pará, como:
Ana Júlia Carepa – Governadora do Estado
Duciomar Costa – Prefeito de Belém
Lúcia Penedo – Coordenadora do GT Copa 2014
Carlos Cunha – Secretário de Esporte e Lazer de Belém
Alcyr Borys de Souza Meira – Arquiteto responsável pela adequação do Mangueirão
Antônio Carlos Nunes de Lima – Presidente da Federação Paraense de Futebol
Também participam representantes de entidades como o Sinaenco, Sinduscon, IAB e Crea regionais, todos envolvidos diretamente no debate técnico sobre obras e logística para o evento.
Belém e a corrida pela Copa do Mundo
O seminário em Belém faz parte de um ciclo nacional de eventos organizados pelo Sinaenco, que já passou por Salvador, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza. A proposta é identificar e debater os gargalos estruturais e logísticos de cada cidade que deseja sediar a Copa do Mundo de 2014.
Destaques do evento:
Enfoque em mobilidade urbana e rede hoteleira
Participação de autoridades do governo estadual e municipal
Debate técnico sobre as adaptações do Estádio Mangueirão
Parte de um ciclo nacional de seminários do Sinaenco




