Superestrutura do primeiro centro de compras de Bragança Paulista é construída praticamente em pré-moldados de concreto; bota-fora de terra ajuda vizinho e projeto de retenção de águas pluviais é perfeiçoado
José Carlos Videira – Bragança Paulista (SP)
Investimento de R$ 150 milhões da mineira Tenco, o Bragança Garden Shopping, começou a ser erguido em janeiro de 2013. O centro de compras oferecerá 144 lojas, cinco âncoras, duas megalojas, quatro salas de cinema e um estacionamento para quase mil veículos. Uma edificação de 3,83 mil m², separada da estrutura principal do mall, está reservada para as instalações de um hipermercado ou uma grande loja de materiais de construção.
As obras civis, a cargo da Construcap, e gerenciadas pela equipe de engenharia do próprio empreendedor, estão a todo o vapor. “Até dezembro ou início de janeiro, os lojistas já poderão iniciar o trabalho de montagem de seus pontos de venda”, garante o engenheiro Luciano Luttembarck, gerente de Empreendimento da Tenco Shopping Centers.
No início deste mês de outubro, quando a reportagem de O Empreiteiro visitou o canteiro de obras do empreendimento, o avanço total estava em 52%, com previsão de atingir 76% em novembro, com cerca de 300 trabalhadores. No pico da obra, esse número subirá para 450 ou 500. Internamente, os trabalhos se concentravam nas instalações elétricas, de TI/Telecom, alarme e combate a incêndio e ar condicionado.
A estrutura do shopping de Bragança é baseada em pilar e viga em pré-moldados de concreto. O volume total de concreto chega a 12 mil m³. Da ponta do pilar para cima, utiliza estrutura metálica (no total serão 560 t). “Praticamente não há nada de superestrutura moldada in loco, a não ser algumas contenções de baias de docas”, ressalta o engenheiro. Segundo ele, isso permite trabalhar bem o sistema de industrialização, característica das obras de shopping e da Tenco, em praticamente todos os seus empreendimentos.
Alvenaria de vedação com tratamento termoacústico é aplicada em todo o fechamento da edificação. As divisões entre as lojas são feitas com paredes em drywall. Nas áreas molhadas, mantém duas ou três fiadas de bloco de concreto, seguindo em drywall até o teto.
A laje entre os pisos 1 e 2 é do tipo steel deck. Na área onde ficarão as salas de cinema, a proteção termoacústica é ainda mais reforçada, com telhas de 8 mm e paredes duplas.
Todas as telhas de cobertura têm tratamento termo-acústico, zipadas, com manta de lã de rocha. Ela se torna tipo sanduíche onde o teto é aparente, como na praça de alimentação.
O engenheiro conta que o estoque de materiais foi mínimo em todas as etapas da construção. Segundo ele, a maioria dos fornecedores está próxima ao local da obra.
No caso de pré-moldados de concreto para viga e pilar, o material foi sendo descarregado praticamente em cima das bases das fundações. As estruturas metálicas chegaram à obra de forma avulsa e foram montadas no local e erguidas prontas, treliçadas, exceto algumas vigas inteiriças.
Arquitetura
Projeto de Paulo Baruki, a arquitetura do shopping é de concepção simples, em dois pavimentos. Prevê iluminação natural por meio de claraboias e fachadas de vidro; jardim no térreo, mobiliários modernos na praça de alimentação, espaço de lazer para as famílias, entre outras facilidades.
A estrutura tem pé-direito padrão e garante espaço para os lojistas montarem mezaninos. “Altura maior do que essa acabaria comprometendo a relação entre ATC e ABL”, diz o engenheiro. Segundo ele, no Bragança Garden Shopping, essa relação é de 73%. “Uma das melhores do mercado, lembrando que ATC é investimento e ABL, retorno”, frisa.
Nesse modelo de edificação utilizado pela Tenco em Bragança Paulista, as galerias técnicas foram suprimidas. “Essas áreas não geram ABL”, diz o engenheiro. Por isso, as instalações ficam posicionadas todas no entre forro.
Laje steel deck usada entre os pisos L-1 e L-2
Sustentabilidade
A instalação de mictórios a seco nos banheiros vai ajudar a economizar até 100 mil litros de água por ano, garante o engenheiro. Segundo ele, essa tecnologia, aplicada pela primeira vez em seus shoppings, é um dos itens de sustentabilidade da obra. “Banheiros dividem com ar-condicionado o título de vilões de consumo em qualquer shopping”, ressalta Luttembarck.
O uso de lâmpadas de LED na iluminação, vidros com menor índice de reflexão de calor, e pele de vidro nas claraboias também contribuem para a melhor eficiência energética e do ar-condicionado.
Com 23 m de altura, a torre de resfriamento de 2,3 milhões de litros está sendo montada no local. Ela vai entrar em operação nos horários de ponta de energia para economizar o uso do ar-condicionado.
O shopping terá ainda um conjunto gerador de energia de 450 KVA para suprir as cargas principais em situação de emergência. “Basicamente iluminação, sistemas de segurança, cancelas; o essencial para uma eventual evacuação segura do prédio em caso de pane de energia.”
Ficha Técnica – Bragança Garden Shopping Bragança Paulista (SP)
– Empreendedor: Tenco Shopping Centers
– Projeto de arquitetura: Paulo Baruki Arquitetura
– Construção e gerenciamento: Construcap
– Superestrutura pré-moldado em concreto (projetos detalhados, fabricação e montagem): Concrebem
– Estrutura metálica da cobertura e telhado (projetos detalhados, fabricação e montagem): DânicaZipco
– Instalações hidráulicas, elétricas, CFTV, prevenção e combate incêndio, TI, telecom e automação: Enit (projetos) e Sistavac (execução e montagem industrial)
– Paisagismo (projetos): Eduardo Barra Arquitetura
– Instalações ar-condicionado: Vetor (projeto) e LAM (execução e montagem industrial)
– Principais fornecedores de máquinas, equipamentos, materiais e insumos: Atlas Schindler (elevadores e escadas rolantes); Carrier, Soler Palau, Projelmec e Trox (sistema de ar-condiconado); Schneider Electric e Novemp (painéis elétricos); Dânica (fechamento lateral em isopainel termoisolantes); e Delta Fire (sistema de alarme incêndio wireless)
Fonte: Revista O Empreiteiro