Tecnologia VANT é adotada para cadastro técnico e projetos

Compartilhe esse conteúdo

Com extensa demanda de mapeamento, principalmente em relação a universalização do serviço de esgotamento sanitário e a redução de perdas de água, foi idealizado o projeto no qual se utilizou da tecnologia dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs, mais conhecidos como Drones) para alcançar as metas relacionadas a estes indicadores nas unidades do Tocantins e Pará, da BRK Ambiental.


Estes serviços demandam tempo longo de contratação, execução e elevado custo. Sendo assim, a tecnologia foi selecionada pois proporciona resultados na redução do prazo para se implantar os projetos, diminuindo tempo de confecção e o montante de investimento, e consequentemente, o custo com serviços de terceiros.

Informação chave para iniciar projetos de saneamento, os levantamentos topográficos são feitos, tradicionalmente, por meio da contratação de serviços de terceiros.

Estes serviços demandam tempo longo de contratação, execução e elevado custo.

O projeto de uso da tecnologia VAN nas unidades citadas, foi dividido em fases, incluindo concepção, estruturação e capacitação.

A concepção consistiu no processo de estudo que constatou o avanço tecnológico dos VANTs, que se tornaram acessíveis em termos de valor de aquisição. Foi então que a companhia cogitou a aquisição da tecnologia supracitada, para melhoria de cadastro técnico das unidades.

No decorrer dos estudos, notou-se que essa tecnologia produzia mais que imagens de alta qualidade, dispunha de detalhamentos da superfície do terreno, maximizando assim o cadastro técnico e os projetos de saneamento básico.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário