Trecho Norte do Rodoanel: Licitação gera economia de R$ 1,2 Bilhão ao Governo de SP

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A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) recebeu em novembro as propostas comerciais para a execução das obras do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas. O orçamento inicial de R$ 5,08 bilhões foi reduzido para R$ 3,9 bilhões, gerando uma economia de R$ 1,2 bilhão, equivalente a 23,1% de desconto em relação ao valor de referência da licitação.

A expectativa é que o resultado final da licitação seja homologado ainda este ano, com início das obras previsto para janeiro de 2013. O processo segue normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia R$ 2 bilhões do investimento total estimado em R$ 6,51 bilhões.

Recursos e Participantes

O empreendimento conta com:

  • R$ 2,79 bilhões do Tesouro do Estado de São Paulo
  • R$ 1,72 bilhão do governo federal
  • R$ 2 bilhões do BID

A concorrência internacional envolve 18 grupos: oito consórcios internacionais, seis grupos 100% nacionais e quatro exclusivamente internacionais.

Detalhes do Trecho Norte do Rodoanel

O Trecho Norte do Rodoanel terá:

  • 44 km de extensão
  • Interligação entre os trechos Oeste e Leste do rodoanel
  • Acesso às rodovias Fernão Dias (BR-381) e Presidente Dutra (BR-116)
  • Ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos
  • Quatro faixas de rolagem por sentido até a Fernão Dias
  • Três faixas entre a Fernão Dias e a Dutra
  • Canteiro central de 11 metros
  • Velocidade permitida de 100 km/h

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Obras e Infraestrutura

O trecho contará ainda com:

  • 7 túneis, totalizando 6,6 km de extensão por sentido
  • Sistemas de contenção de cargas tóxicas
  • Barreiras acústicas
  • Passagens para fauna

O Trecho Norte do Rodoanel é considerado uma obra estratégica para melhorar a logística no Estado de São Paulo, reduzindo o tráfego pesado na capital e integrando as principais rodovias do Brasil.


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