Ferroanel e Rodoanel: integração pode gerar economia de R$ 1,5 bilhão e reduzir impactos

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Sincronia entre projetos de infraestrutura é tema de reunião entre autoridades federais e estaduais

As obras do Ferroanel, importante projeto ferroviário para o escoamento de cargas no estado de São Paulo, foram o principal tema do encontro realizado em 21 de março entre o secretário estadual de Logística e Transportes de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, e o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos.

Participaram também da reunião:

  • General Jorge Fraxe (Dnit)
  • Daniel Siegelmann (Ministério dos Transportes)
  • Laurence Casagrande Lourenço (Dersa)
  • Bernardo Figueiredo (EPL)

Integração entre Ferroanel e Rodoanel Norte pode reduzir custos e impactos

Durante o encontro em São Paulo, foi discutida a possibilidade de compatibilizar o Tramo Norte do Ferroanel com as obras do Rodoanel Norte. A integração das obras tem potencial para gerar economia de até R$ 1,5 bilhão para os cofres públicos federais, além de reduzir o número de desapropriações, reassentamentos e impactos ambientais.

O Ferroanel Norte está orçado em R$ 3,9 bilhões, e a expectativa é de que as obras sejam iniciadas até agosto. A proposta é sincronizar uma das etapas da linha férrea com a da rodovia, otimizando cronogramas e recursos.


Urgência na implementação: transporte ferroviário pode parar em 2016

Sem a construção do Ferroanel, o transporte de cargas hoje realizado pelas linhas da CPTM poderá ser interrompido a partir de 2016, comprometendo a ligação entre o interior de São Paulo e o Porto de Santos, um dos mais importantes do Brasil.

O modelo de contratação do primeiro trecho deverá ser definido nas próximas semanas pelo governo federal. A previsão inicial é de que as obras sejam concluídas até 2015.


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