Projeto do trem de alta velocidade da Califórnia avança com uso de drones e engenharia digital

Compartilhe esse conteúdo

A California High-Speed Rail Authority (CHSRA) é responsável pela implementação do primeiro trem de alta velocidade (TAV) dos Estados Unidos, projeto estratégico que prevê a ligação entre San Francisco e Los Angeles em menos de três horas, com velocidades superiores a 320 km/h.

Para o desenvolvimento do projeto preliminar do traçado, base dos estudos ambientais da ferrovia, a CHSRA contratou o consórcio Jacob/Zephyr UAS. No trecho de 67 km entre Burbank, Los Angeles e Anaheim, foi adotada uma abordagem inovadora de mapeamento aéreo com drones de alta precisão, eliminando a necessidade de voos tripulados ou da mobilização intensiva de equipes terrestres.

Drones aceleram mapeamento e reduzem custos

Os dados captados pelos drones eram transferidos diariamente para os escritórios do consórcio, onde passaram por processamento contínuo, 24 horas por dia. As informações geradas foram utilizadas pelos projetistas para elaborar mapas detalhados do traçado ferroviário e da faixa de domínio, compartilhados em tempo real entre equipes localizadas em diferentes cidades dos Estados Unidos.

Leia também: FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA – Projeto MAPAS | mapeamento, análise, prognóstico e ações sustentáveis.

O uso integrado de drones e de softwares de engenharia e gestão de projetos, como Power Rail e ProjectWise, permitiu que o mapeamento fosse concluído em apenas oito semanas. Em métodos convencionais, com aeronaves tripuladas, o mesmo trabalho demandaria cerca de 18 semanas.

Como resultado, o projeto alcançou:

  • redução de 78% no prazo de entrega do mapeamento;
  • economia de 87% nos custos associados ao levantamento do corredor ferroviário.

Obras em andamento e frentes de construção

Atualmente, cerca de 190 km do traçado do TAV estão distribuídos em três grandes pacotes de obras, contratados sob o modelo projeto + construção (design-build). Os contratos foram firmados com os consórcios:

  • Tutor-Perini/Zachry/Parsons;
  • Dragados-Flatiron;
  • California Rail Builders.

As equipes estão mobilizadas em mais de 20 canteiros de obras, com cerca de 2 mil trabalhadores, atuando em frentes simultâneas de terraplenagem, obras de arte especiais, viadutos, túneis e infraestrutura ferroviária.

Prazo, desafios e controvérsias

O cronograma oficial prevê que o trem de alta velocidade da Califórnia entre em operação em 2029. No entanto, o empreendimento enfrenta oposição política e controvérsias públicas, relacionadas principalmente ao custo total do projeto e à sua viabilidade econômica.

Há inclusive o risco de paralisação do programa, caso o candidato republicano ao governo da Califórnia vença as próximas eleições estaduais nos Estados Unidos, cenário que adiciona incertezas à continuidade do maior projeto ferroviário da história do país.


Compartilhe esse conteúdo

One thought on “Projeto do trem de alta velocidade da Califórnia avança com uso de drones e engenharia digital

  1. Há anos como diretor da Engefoto S/A, atuando tanto na área de aerolevantamentos como na área de projetos viários, aprendemos que não há mágica! Com sensores tripulados ou não, os dados coletados devem ser adequadamente tratados para atender a precisão requerida em cada situação. No caso em pauta não me parece que a economia de tempo tenha se dado pelo uso de drones e sim pelo uso de softwares mais modernos e poderosos.

Deixe um comentário