O porto privado de Chibatão, no rio Negro, que atende a Zona Franca de Manaus, passou por uma expansão em seu cais flutuante. Um dos desafios do trabalho foi a ampliação de uma pista da ponte parcialmente flutuante e parcialmente apoiada por pilares, que dá acesso ao cais flutuante de 450 m de comprimento.
Para executar esta tarefa, a Tomiasi Logística Pesada usou três guindastes Terex Todo-terreno (um AC 200-1, um AC 350/6 e um AC 500-2). Cada um foi colocado em uma barcaça para elevação tripla com guindastes das seções da ponte, que pesavam entre 320 t e 360 t. O uso de várias barcaças foi a solução encontrada para distribuir a carga das seções da ponte no momento de seu içamento.
As seções da ponte também foram transportadas por barcaça e posicionadas próximas aos guindastes. Uma vez ali, a equipe de oito profissionais da Tomiasi (3 operadores, 4 auxiliares e 1 coordenador de elevação) procederam com o ajuste e elevação da carga.
A Tomiasi explicou que o monitoramento da carga foi essencial e o sistema de controle preciso e consistente disponível nos guindastes da Terex proporcionou essa tarefa com eficiência.
Fonte: Revista O Empreiteiro