Túnel sob a linha da CPTM transforma mobilidade em Mogi das Cruzes

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Um desafio de engenharia urbana no coração da cidade

O Complexo Viário Jornalista Tirreno da San Biagio, em Mogi das Cruzes (SP), é um marco da engenharia urbana nacional. Com investimento de R$ 128 milhões, o projeto eliminou a passagem de nível sobre os trilhos da Linha 11–Coral da CPTM, criando dois túneis rodoviários que conectam bairros ao centro da cidade.

Características do projeto

  • Túnel 1: 246 metros (bairro → centro)
  • Túnel 2: 115 metros (centro → bairro)
  • Método construtivo: NATM (New Austrian Tunnelling Method)
  • Volume de concreto: 20.000 m³
  • Volume de aço: 1.800.000 kg

Soluções para os principais desafios técnicos

Construído sob linha férrea ativa, o túnel exigiu soluções técnicas inovadoras:

  • Solo com baixa resistência e lençol freático elevado
  • Recalques controlados para preservar a operação ferroviária e estruturas vizinhas
  • Vala coberta, paredes diafragma, jet grouting e drenagem a vácuo
  • Escavação sob cobertura com apenas 3 metros entre trilhos e túnel

Impactos e benefícios

Além de acabar com o conflito entre trens e veículos a cada três minutos, a obra melhorou a fluidez do tráfego urbano, aumentou a segurança, e valorizou o centro histórico da cidade.

Participação técnica

  • Projeto e gerenciamento: GeoCompany
  • Execução: Consórcio Engeform e Serveng Engenharia

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