Fresadora-recicladora com 80 m de comprimento acelera recuperação do asfalto na BR-324
e na BR-116 Sul, na Bahia
Guilherme Azevedo
Aquela antiga e divertida canção de infância, que apregoa que um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais…, tem um aspecto de produtividade e eficiência, quando aplicada à engenharia de rodovias. Como?
É que a Viabahia, concessionária de rodovias no Estado da Bahia, tem utilizado um verdadeiro (ou quase) “elefante” nas obras de recuperação estrutural profunda do pavimento em trechos da BR-324 e da BR-116 Sul que administra. O “paquiderme” é uma fresadora-recicladora Roadtec de grandíssimo porte, com 80 m de comprimento e 110 t de peso, que opera com o apoio de uma equipe de 30 trabalhadores.
O sistema fechado fresa, separa, brita, recicla e usina, sequencialmente, nova massa asfáltica a ser aplicada na pista. Tem capacidade de reciclar até 500 t de material por dia, para a execução de 1,5 km a 2,5 km de pavimento asfáltico diariamente. “É um elefante que incomoda, mas incomoda rápido. Atrapalha [o tráfego], mas por menos tempo”, compara Natal Oliveira, superintendente de engenharia da Viabahia. “O princípio básico está em fragmentar, triturar e retirar a camada antiga do pavimento e assim reutilizá-la através da combinação com materiais novos, obtendo-se uma camada asfáltica rejuvenescida e de maior durabilidade”, descreve o engenheiro.
Natal Oliveira,superintendente da Viabahia
Para minimizar impactos decorrentes das obras, os trabalhos foram assim divididos: de manhã e à tarde, serviços de recuperação do pavimento com a fresadora-recicladora (sob a coordenação da empresa Brown Brown); e, à noite, execução da tarefa complementar de pavimentação, com CBUQ. Os serviços de recuperação se concentram nos trechos de pavimento avaliado como regular pela pesquisa CNT de Rodovias 2014, isto é, em 35% dos cerca de 680 km de rodovias administradas pela concessionária. As seguintes empresas colaboram nas execuções: RodoBahia (braço construtivo da concessionária), Novatec, Pavia, Paviservice, WS e Terrabrás, além da Brown Brown.
A fresadora-recicladora Roadtec em operação na Bahia: máquina precisa de 30 homens
Vias estratégicas
A Viabahia é responsável pela administração de 113,2 km da BR-324, de Feira de Santana a Salvador; de 554,1 km da BR-116, de Feira de Santana à divisa da Bahia com Minas Gerais; e de 13,7 km das rodovias BA-526 e BA-528, que fazem a ligação da BR-324 com a Base Naval de Aratu. A BR-324 é uma das principais rodovias baianas, pois conecta os dois municípios mais populosos do Estado (Salvador e Feira), com tráfego diário médio de 70 mil veículos, majoritariamente de passeio.
A BR-116 é uma das principais vias do País, interligando norte e sul. Em sua porção administrada pela Viabahia, recebe média diária de 7 mil veículos, em sua grande parte de função comercial (caminhões).
A concessionária foi formada com a vitória do Consórcio RodoBahia (união da espanhola Isolux Corsán e das brasileiras Engevix e Encalso) no leilão realizado em janeiro de 2009, que lhe deu o direito de administrar e explorar comercialmente as rodovias por um período de 25 anos. A operação efetiva do concessionário começou em abril de 2010 e, portanto, recém completou cinco anos. O compromisso assumido é o de investir cerca de R$ 2 bilhões em melhorias. Segundo a Viabahia, o investimento já feito soma R$ 1,4 bilhão. Desse volume, R$ 350 milhões têm sido destinados à recuperação do pavimento. Os serviços hoje em execução no complexo rodoviário sob sua gestão emprega um total de 800 trabalhadores diretos.
Duplicação
Na BR-116, a Viabahia já duplicou 64 km, entre os municípios de Feira de Santana e de Paraguaçu. A duplicação de outros 12 km da rodovia nesse mesmo trecho está marcada para começar agora em junho, após atrasos para solucionar interferências, como desapropriações (o prazo para essa obra estar pronta era inicialmente outubro de 2014, conforme contrato). O término está previsto agora para março de 2016. Nessa fase de obras, como nas anteriores, um esforço de logística se fará necessário, a fim de minimizar o impacto sobre o fluxo de veículos, num trecho constituído de pista simples.
Entre os serviços a ser executados, destaca-se o de passagem em desnível, de estrutura de terra armada, no município de Santo Estevão.
Para este ano ainda, na BR-116, está programado o início da duplicação de mais um trecho, de 18 km, saindo de Paraguaçu com destino ao sul. Deve começar em setembro próximo e se encerrar em novembro de 2016. Obra de relevo entregue recentemente, em dezembro de 2014, foi a de duplicação do Anel de Contorno Sul de Feira de Santana. A via que envolve o município, segregando parte do trânsito local do rodoviário, tem agora duas faixas de rodagem por sentido.
Segurança
No balanço geral dos cinco anos de administração, a Viabahia se diz satisfeita. “Houve uma melhora acentuada da qualidade. É visível. E a melhoria foi acompanhada pela redução de acidentes”, sublinha Natal Oliveira, superintendente de engenharia. Segundo balanço do concessionário, houve queda no número de vítimas fatais nas rodovias por ela administradas, de 26%, de 2012 para 2013, e de 15%, de 2013 para 2014. “Estamos numa situação confortável”, resume o engenheiro.
Obras previstas para 2016
– Ruas laterais em Amélia Rodrigues (BA)
– Canal de tráfego em Candeias (BA)
– Passagem em desnível para ferrovia em Itatim (BA)
– Viaduto em Simões Filho (BA)
– Nova ponte sobre o rio Paraguaçu, em Rafael Jambeiro (BA)
Fonte: Viabahia
Principais obras e serviços já realizados pela Viabahia
– Aplicação de mais de 1,2 milhão de t de CBUQ;
– 250 mil t de PMQ (pré-misturados quentes);
– 1,8 milhão de m2 de microrrevestimento asfáltico;
– 44 km de novas redes de iluminação;
– 31 novas passarelas;
– 137 km lineares de dispositivos de drenagem;
– Recuperação e ampliação de 32 pontes e viadutos;
– Obras em 50 terraplenos para estabilização de taludes;
– 184 km de defensas metálicas;
– 52 km de barreiras rígidas;
– Construção de 15 Bases de Atendimento ao Usuário (Bases SAU);
– Construção de 1 Centro de Controle Operacional (CCO);
– Construção de 1 Prédio Administrativo /
Posto de Fiscalização da ANTT;
– Viaturas de inspeção de tráfego; guinchos leves; guinchos pesados; unidades de suporte avançado (ambulâncias UTI); unidades de resgate; caminhões-pipa para combate a incêndio; caminhões de apreensão de animal;
– Entrega de uma frota de 26 viaturas, para a Polícia Rodoviária Federal;
– Reforma de dois postos da PRF e construção de uma nova base na BR-116 Sul.
Fonte: Revista O Empreiteiro