Grupo Wirtgen manteve seus investimentos na crise global e ganhou mercado. Em 2011, chegaram ao Brasil as plantas de britagem móveis da Kleeman, que assim completa uma linha que vai de produção de agregados à pavimentacao e reciclagem rodoviária
No Tecnology Day que realiza anualmente, o grupo alemão recebeu 2.600 clientes, distribuidores e jornalistas de 80 países, nos dias 18 e 19 de setembro passado, na nova fábrica da Kleemann, em Goppingen, perto de Stuttgart, na Alemanha. Esta é uma empresa bicentenária incorporada recentemente ao grupo, cuja especialização são as plantas fixas e móveis de britagem, para produção de agregados e reciclagem, que estão programadas para chegar ao mercado brasileiro em 2011. Aliás, especialização é maior força motriz do grupo Wirtgen, de controle familiar, que reúne na empresa de mesmo nome as fresadoras e recicladoras de pavimento, na Voegele, as pavimentadoras, na Hamm, as compactadoras e agora a Kleemann. |
Nas duas décadas de operação, o grupo cresceu vertiginosamente graças à especialização e à tecnologia inovadora, segundo Jürgen Wirtgen, que ao lado do irmão Stefan, comanda a direção executiva do grupo. O controle familiar tem suas vantagens. Quando eclodiu a crise de 2008, eles puderam tomar a decisão de manter os investimentos e os quadros técnicos e gerenciais e, com isso, sua participação no mercado nesses quatro segmentos de construção rodoviária avançou a olhos vistos, em 2009 e 2010. Considerando exclusivamente esses segmentos especializados, o grupo já é o maior fabricante mundial.
Wirtgen, Voegele e Hamm somadas respondem por uma participação de 39% no mercado global e lideram seus respectivos setores. De 2009 a 2010, a receita projetada evoluiu +27%, passando de € 1,18 bilhões para € 1,5 bilhões. Todas as regiões geográficas tiveram crescimento, exceto a África. O total de empregados se manteve estável em 4.700. São quatro fábricas na Alemanha, que concentram 90% da capacidade de produção, além de plantas na China, Índia e Brasil. Elas receberam investimentos de € 240 milhões, nos últimos dois anos.
Demonstrações ao vivo
O centro das atenções do Technology Day foram as demonstrações ao vivo, que mostraram na prática os desenvolvimentos técnicos mais recentes, como a fresadora W210 de nova geração, acionada por dois motores, que reduz o consumo de dentes em 35%. Ela foi usada no recapeamento das pistas do aeroporto de Cambridge, na Inglaterra, em turnos diretos de 24 horas, tendo concluído o trabalho dentro do orçamento, 30% antes do prazo previsto, com 25% de economia em combustível. Houve ganho ainda de cerca de 30% do valor do contrato, porque a empreiteira PowerPlane não precisou mobilizar uma fresadora reserva.
As pavimentadoras de concreto compactas SP15 e SP25 representam um salto gigantesco em termos de produtividade, graças a dispositivos como a troca rápida de perfis de concretagem por meio de um mecanismo hidráulico, sem que o operador tenha de descer da máquina. Os perfis têm geometria variada, inclusive transversal, abrangendo meio-fio, sarjeta, canais, esgoto, dutos para cabos, muretas, etc. A SP15 executa todas as aplicações em offset em larguras de pavimento de até 1,8 m e espessura de até 1,3 m. A SP25, no modo inset, executa lajes de 1 a 3,5 m de largura e 400 m de espessura; em offset, produz mureta de até 2 m de altura.
A pavimentadora Super 3000-2 Vogele, com capacidade para 1.600 t/h e a feeder de massa asfáltica MT-3000-2, que atende à largura de pavimentação de até 16 m, também entraram na demonstração ao vivo.. A primeira foi empregada no recapeamento da pista do aeroporto de Braunschweig-Wolfsburg, na Alemanha, lançando 50 mil t de massa em 11 dias, trabalhando com duas máquinas.
A Hamm foi uma das estrelas da demonstração, ao disponibilizar 15 modelos novos, alguns de ponta a ponta. É o caso do rolo compacto GRW280, de pneus, com peso operacional entre 10 t e 28 t, que incorpora canaletas no chassi que permite ao operador ver os pneus da rodas externas, sistema de lastro variável e um assento de operador sobre trilho deslizante com painel integrado, utilizando desenhos que dispensam o uso de idiomas.
Os rolos HD+90 e HD+110, de 9 e 11 t possuem uma articulação de maior ângulo, direção caranguejo, que facilita a rolagem de bordas, frequência diferente de vibração nos dois tambores, de uso simultâneo, e uma cabine extralarga. Todos os modelos podem ter o HCQ Asphalt Navigator, que determina o número de passadas, a temperatura do asfalto, acoplado com GP
S.
Numa entrevista no local do evento, Walter Rauen de Douza, diretor-presidente, Luiz Marcelo Tegon, vice-presidente, e Clauci Mortari, diretor comercial, todos da Ciber, que é a fábrica brasileira da marca alemã e também seu principal distribuidor, em Porto Alegre (RS), foram enfáticos ao afirmar que o histórico das suas inovações tecnológicas vem de longa data, envolvendo os seus componentes críticos, como, por exemplo, os dentes de fresagem, cujo perfil de corte e exclusivo sistema de troca rápida foram projetados pelos técnicos da própria fabrica – visando otimizar os resultados na fresagem ou reciclagem. Esse sistema permite variar a largura do tambor de fresagem, dando versatilidade à máquina para atuar em larguras variadas de pavimento.
Eles destacam que a Ciber herdou a tecnologia da antiga Clemente Cifali, que incorporou muitas inovações, e é o único fabricante de usinas asfálticas do grupo, exportadas para países da America Latina e África. Em 2003, lançou as usinas de asfalto modulares, que impactou o mercado pela facilidade de transporte. Elas trabalham por contrafluxo contínuo e produzem de 50 a 150 t/h. O mais novo modelo é o Kompakt 500, de 50 t/h, que ganhou quatro prêmios de design nos Estados Unidos. Produz ainda no País a fresadora W1000L, diversas pavimentadoras que trabalham na faixa de 1,7 a 5,3 m e rolos compactadores.
Clauci Mortari adianta que a Ciber vai trazer em 2011 a linha de plantas móveis de britagem e peneiras da Kleemann, ingressando no mercado de produção de agregados e reciclagem de materiais. O modelo top de linha é a Mobicat MC160, pesando 400 t, 9 m de altura e 35 m de extensão, equipado com britador de mandíbula capaz de produzir 1.500 t/h, processando material com tamanho máximo de 1.600 x 1.250 mm, e peneira de deck duplo. Uma correia alimentadora equipada com tração própria pode ser abastecido por caminhão. Essa planta vai começar a operar no início de 2011 numa mina de iodo no deserto de Atacama, no Chile, onde a rocha contendo iodo será reduzido ao tamanho de ate 250 mm. A linha completa da Kleemann inclui plantas fixas e móveis, de britagem e reciclagem, numa ampla gama de capacidade de produção.
Fonte: Estadão