Um empreendimento do porte do Nações Shopping gera impacto na economia do município, com pouco mais de 200 mil habitantes. A cidade de Criciúma, no sul do Estado, colonizada por italianos, alemães, poloneses, portugueses e africanos, é o maior produtor do Brasil e segundo do mundo de pisos e azulejos, e possui uma das maiores reservas de carvão do País. Também ostenta a posição de maior polo estadual de confecções e segundo maior produtor de jeans do País.
Entre as contrapartidas do Grupo Almeida Junior com a prefeitura local para a implantação do centro de compras está a reconstrução de uma rua vizinha ao shopping. Com 375 m de extensão e 10,5 m de largura, a rua Agripina foi praticamente refeita, pelos investidores do Nações Shopping, concomitantemente à obra do centro de compras.
Segundo o diretor de Engenharia do Grupo Almeida Junior, foram executadas nesse logradouro toda a infraestrutura necessária para a sua utilização. “Entre as obras, o engenheiro cita drenagem, terraplenagem e pavimentação asfáltica, que consumiu o total de 1.970 t de massa asfáltica (CBUQ). Além disso, os empreendedores do shopping providenciaram o calçamento e até o paisagismo da via.
Fonte: Revista O Empreiteiro