UFV Draco: avanço acelerado, inovação e impacto social

UFV Draco: avanço acelerado, inovação e impacto social

Compartilhe esse conteúdo

A Usina Fotovoltaica Draco segue em ritmo intenso de execução e já contabiliza resultados expressivos. A em menos de 10 meses de obra a BN Engenharia e Infraestrutura, alcançou 70 % de avanço físico, a cravação de 120.990 estacas e a pré-montagem integral dos 8.066 trackers. Outro marco importante foi a conclusão de todas as bases dos ITS e metade da rede de média tensão.

A logística tem sido um dos grandes desafios. A distribuição de materiais dos trackers, incluindo estacas, foi realizada sem necessidade de reposição junto aos fornecedores, graças à readequação das equipes de descarga e transporte. Além disso, a equipe de engenharia reavaliou o sistema de descargas atmosféricas das ITS, reduzindo o escopo e os custos do projeto.

Mais do que números, a obra se diferencia pela atenção às pessoas e ao meio ambiente. A BN Engenharia além de promover treinamentos para capacitação de mão de obra feminina local e reaproveita sobras de bobinas na fabricação de móveis que serão doados a uma escola municipal alcançou em junho de 2025 1.000.000 de horas homem trabalhadas sem acidentes.

O projeto movimenta a economia local, com mais de 1.000 trabalhadores alojados e 190 equipamentos mobilizados. Paralelamente, segue a execução das etapas de montagem de trackers, módulos e sistemas, lançamento de cabos de BT e MT, terraplenagem e drenagens internas. Nos próximos meses, terão início a conectorização e o comissionamento a frio marcos que estão sendo cumpridos de forma antecipada.

A inovação também marca presença: caixas pré-moldadas de encaixe para cabos de MT e monitoramento da cravação das estacas por aplicativo próprio agilizam processos e aumentam a precisão das atividades.
Mesmo diante do período chuvoso que impactou a mobilização inicial, a obra UFV Draco consolida-se, assim, como um empreendimento modelo no setor de energia renovável, reunindo eficiência construtiva, responsabilidade social e inovação sob a gestão da BN Engenharia e Infraestrutura.


Compartilhe esse conteúdo