Valmet  firma acordo para comprar Grupo Severn e ampliar segmento de soluções para performance de processos

Valmet  firma acordo para comprar Grupo Severn e ampliar segmento de soluções para performance de processos

Compartilhe esse conteúdo

Fornecedora considerada líder em soluções e serviços críticos de válvulas e automação de válvulas, a Valmet firmou um acordo para adquirir o Grupo Severn (“Severn”), atualmente pertencente à Bluewater para fortalecer o segmento de soluções para performance de processos. A transação inclui as três divisões do grupo: Severn Glocon, ValvTechnologies e LB Bentley.

A Severn atende globalmente indústrias de processos e possui mais de 60 anos de experiência na entrega de soluções especializadas de controle de fluxo para as aplicações mais exigentes. Suas tecnologias robustas, base instalada e relacionamento com clientes de algumas das maiores empresas industriais do mundo apoiam a estratégia de crescimento da Valmet além do seu negócio tradicional de biomateriais.

O negócio de Flow Control da Valmet, conhecido por marcas como Neles™, Jamesbury™, Neles™ Easyflow™, Valvcon™, Stonel™ e Flowrox™, entrega performance aos processos em seus setores estratégicos, incluindo Refino e Químicos, Energia Renovável e Gases, além de Mineração e Metais. Em 2024, as vendas líquidas do negócio de Flow Control da Valmet totalizaram 791 milhões de euros.

“Esta aquisição representa um passo importante na execução da estratégia Lead the Way da Valmet, fortalecendo nosso segmento de Soluções para Performance de Processos e expandindo o negócio realcionado a controle de fluxo. As sólidas capacidades da Severn e seu histórico comprovado em serviços para aplicações críticas fazem dela um encaixe estratégico perfeito para a Valmet. Esta aquisição reforça nosso compromisso de entregar valor duradouro aos clientes ao longo de todo o ciclo de vida. Temos orgulho em receber os profissionais talentosos e dedicados da Severn na Valmet”, afirma Thomas Hinnerskov, Presidente e CEO da Valmet.

“As tecnologias de válvulas da Valmet e as competências das empresas da Severn se complementam muito bem, criando uma base mais sólida para garantir confiabilidade nos processos durante todo o ciclo de vida, tanto para clientes da Valmet quanto da Severn. Essa combinação desbloqueia um forte potencial de sinergia por meio de ofertas complementares, maior alcance de mercado e aumento da penetração de serviços na base instalada da Severn, aproveitando a rede global e as capacidades da Valmet”, afirma Simo Sääskilahti, Vice-Presidente Executivo da área de negócios de Flow Control da Valmet.

“Temos orgulho em receber a Valmet como nosso novo proprietário e stamos ansiosos para fortalecer ainda mais nossa base sólida, ampliando nossas capacidades. Graças à liderança visionária da Bluewater, o Severn Group evoluiu de um fabricante britânico no setor de energia para um negócio industrial global com presença internacional. Olhando para o futuro, a escala e a amplitude das oportunidades globais à nossa frente são maiores do que nunca e não podemos aproveitá-las totalmente sozinhos. Ao nos juntarmos à Valmet, estamos posicionados para acelerar nosso crescimento, expandir para novos mercados e entregar ainda mais valor aos clientes em todo o mundo. Estamos entusiasmados com esta próxima fase da jornada da Severn”, afirma Perttu Louhiluoto, CEO da Severn.

As vendas líquidas da Severn em 2025 são estimadas em aproximadamente 215 milhões de euros, com margem EBITDA em torno de 16%. A empresa emprega cerca de 950 pessoas e possui fábricas no Reino Unido, EUA e Índia. Entre suas divisões, Severn Glocon e ValvTechnologies são focadas em soluções de válvulas para serviços severos em aplicações críticas da indústria de processos, incluindo refino e químico, mineração, bem como geração de energia e upstream de petróleo e gás. A LB Bentley é reconhecida como líder de mercado em válvulas submarinas de alta qualidade.

A transação está avaliada em 480 milhões de dólares em base livre de caixa e dívidas (aproximadamente 410 milhões de euros calculados às taxas de câmbio atuais), pagos em dinheiro na conclusão. A Valmet firmou um acordo de financiamento com o Danske Bank A/S e o OP Corporate Bank para garantir os recursos para a aquisição. No final do terceiro trimestre de 2025, o índice de endividamento da Valmet era de 38%. Após a conclusão da aquisição, o financiamento planejado deve aumentar o índice de endividamento da Valmet em aproximadamente 15 pontos percentuais, refletindo o perfil atual da dívida. A meta financeira da empresa para 2030 é manter o índice abaixo de 50%.

A conclusão da aquisição está prevista para ocorrer durante o segundo trimestre de 2026, sujeita às condições habituais de fechamento.


Compartilhe esse conteúdo