A VINCI Airports, principal operadora de aeroportos privados do mundo, administrando 52 aeroportos em 12 países da Europa, Ásia e Américas, vem expandindo as operações no território brasileiro. No país é a responsável por administrar 8 aeroportos, sendo que, desde 2017, é a gestora do Aeroporto Internacional de Salvador e em 2021 ganhou a concessão de mais sete na região norte do país. O Bloco Norte I, formado pelos aeroportos de Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tabatinga, Tefé e Boa Vista, foi arrematado pelo valor de R$ 420 milhões, com ágio de 777,47% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 47,8 milhões. Os contratos têm duração de 30 anos.
Com o objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050, a VINCI Airports investe em iniciativas para promover a transição ambiental em todos os seus aeroportos. No Brasil, o pioneirismo nesse aspecto tem feito a diferença. Em 2020, apenas dois anos após o de Salvador ter sido integrado ao grupo, foi apontado como o mais sustentável do Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Para os aeroportos da região norte, sua ambiciosa estratégia ambiental inclui investimentos em energia limpa, redução do consumo de energia, reuso de água e destinação correta de resíduos sólidos. Ao mesmo tempo que procede à modernização da infraestrutura dos aeroportos, busca promover o desenvolvimento das economias locais e valorizar as características regionais.
Os sete aeroportos que fazem parte do Bloco Norte I transportaram cerca de 4,6 milhões de passageiros em 2019, 2,11% do tráfego aéreo nacional, e são administrados pela Concessionária Aeroportos da Amazônia S/A, empresa criada pela Vinci Airports para operação dos terminais.
Além da contribuição inicial a ser paga após a assinatura do contrato, a nova concessionária vai pagar também ao governo uma percentagem sobre a receita bruta, estabelecida em percentuais crescentes calculados do 5º ao 9º ano da concessão. Os valores projetados para os contratos contemplam uma receita estimada para toda a concessão (no período de 30 anos) de R$ 3,6 bilhões para o Bloco Norte.
INVESTIMENTOS
De acordo com os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs), os investimentos estimados para os sete aeroportos do Bloco Norte I devem somar R$ 1,48 bilhão. A concessionária prevê o início imediato de ações para melhorar os padrões operacionais, melhoria das condições dos banheiros e fraldários, revitalização e atualização das sinalizações de informação dentro e fora do terminal de passageiros, disponibilização de internet wi-fi gratuita de alta velocidade, revisão e melhoria do sistema de iluminação das vias de acesso de veículos, estacionamentos, ter[1]minais de carga e outros setores que envolvam a movimentação de usuários e acompanhantes.
Estão previstas melhorias na climatização, escadas rolantes, esteiras rolantes, elevadores e esteiras para restituição de bagagens, reparo na estrutura das edificações como fissuras, infiltrações, manchas e desgastes nas paredes, pisos e forros, melhorias de infraestrutura em termos de acessibilidade em função das normas vigentes.
Nos 36 meses contados a partir da data de eficácia do contrato, a concessionária vai realizar os investimentos específicos em cada aeroporto com o objetivo de adequar a infraestrutura atual para a prestação do serviço. Para isso será necessário realizar adequações para que o aeroporto esteja habilitado a operar, no mínimo, com uma pista de aproximação de não-precisão, sem restrição, noturno e diurno, disponibilizar pátio de aeronaves que atenda às especificações contratuais, adequar a capacidade de processamento de usuários e bagagens no aeroporto, incluindo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, vias terrestres associadas e outras infraestruturas de apoio.
Com a assinatura do contrato de concessão do Bloco Norte I, a concessionária pode dar início ao Plano de Transferência Operacional (PTO) que compreende dois estágios. No Estágio 1, preparação e operação assistida, com pelo menos 80 dias de preparação. No Estágio 2 serão pelo menos 45 dias para os aeroportos com movimentação de passageiros igual ou superior a 1 mi/pax/ano, e de 15 dias para os aeroportos com movimentação de passageiros menor que 1 mi/pax/ano.
Salvador conclui etapa de modernização
As obras de ampliação e modernização do Salvador Bahia Airport foram divididas em duas fases: 1-B e 1-C, ambas definidas de acordo com o escopo de Contrato de Concessão. Além do acorda[1]do com a Anac, foram feitas intervenções para adequar o Aeroporto aos padrões da rede VINCI Airports, que priorizam a segurança, eficiência e redução do impacto ambiental.
As obras da fase 1-B foram realizadas por um consórcio das construtoras Alves Ribeiro, Teixeira Duarte e Actemium. Já as da fase 1-C foram feitas por diversas empresas e fornecedores, onde um novo píer de aeronaves no terminal existente foi construído. As duas pistas de pouso e decolagem foram requalificadas, mas sem prolongamento.
FASE 1- B (CONCLUÍDA EM OUTUBRO DE 2019)
• Reforma da pista principal, incluindo recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal, ajustes na faixa de pista e implantação da área de segurança de fim de pista (RESA).
• Reforma de faixa de pista, da pista auxiliar e das taxiways, que inclui adequação da pista auxiliar às normativas internacionais, expansão da infraestrutura de taxia[1]mento componentes do sistema, além da construção de área de segurança de fim de pista (RESA).
• Reforma de todas as subestações de energia com painéis modernos e automáticos e aquisição de novos grupos geradores, trazendo mais confiabilidade ao sistema. (Painéis elétricos: Actemium; Automação: Johnson Controls; Geradores: Kholler)
• Substituição de escadas rolantes e elevadores. (ThyssenKrupp)
• Nova área de escritórios e balcões de vendas das companhias aéreas e mudança do layout de check-in.
• Estação de Tratamento de Efluentes modulável e com 99% de eficiência. (Alphenz)
• Construção de quinze novos conjuntos de banheiros e bebedouros, refrigerados e com novo padrão de identidade visual.
• Troca de iluminação convencional por LED em todas as áreas. (Unicoba/Ledstar/Ledax)
• Área de expansão (19mil m2) com nova infraestrutura comercial e novo píer.
• Implantação de seis novas pontes de embarque, substituição de duas existentes e retrofit de outras 9 pontes, totalizando 17 pontes. (ThyssenKrupp novas/ Tianda retrofit)
• Novo sistema de manuseio de bagagem e inspeção de segurança. (Vanderlande – manuseio de bagagem) (Guilardoni – raio x inspeção de segurança)
• Ampliação do pátio de estacionamento das aeronaves em 33.000 m2.
• Renovação do sistema de refrigeração, o que inclui instalação de novos chillers, Central de Água Gelada (CAG) e tubulação de ar-condicionado. (Carrier)
• Instalação de novo sistema de detecção e combate a incêndio. (Johnson Controls)
• Central de Resíduos Sólidos, sistema de água de reuso e instalação de usina solar fornecido pela WEG com inversores Huawei..
• Integração das áreas de embarque doméstica e internacional com possibilidade de reversibilidade.
• Instalação de novas esteiras de bagagem. (Vanderlande)
• Implantação de sistemas BMS e BHS. (Johnson Controls)
• Construção- Consório TAV formado por Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Actemium
FASE 1- C (CONCLUÍDA EM JUNHO DE 2022)
• Instalação de Isolamento térmico das pontes fixas.
• Melhoria no sistema de ar condicionado das pontes fixas do Píer Norte.
• Retrofit de caminhões dos bombeiros.
• Instalação de esteira de bagagem fora do padrão no check-in.
• Retrofit de todo sistema de balizamento das Pistas.
• Recapeamento das pistas de taxiamento com pavimento flexível. (Paissart)
• Substituição de elevadores e escadas rolantes.
• Disponibilização de mais 4 balcões de check-in, totalizando 60.
• Troca da iluminação da Praça de Alimentação, check-in e sala de embarque do Píer Norte.
• Renovação de frota de equipamentos no Teca Internacional (2 novas empilhadeiras) e veículos operacionais.
• Entrega de 4 novas guaritas no Teca/Pátios 3, 4 e 5.
• Construção de novo viveiro.
• Instalação de 2 novas pontes de embarque (1 no Pier Sul e 1 no Pier Norte).
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