O VLT do Subúrbio, obra que ocorre nos municípios de Salvador e Simões Filho (BA), será em via elevada com 19,20 km de extensão, que interligará o Comércio até a Ilha de São João, contendo 21 paradas, 7 AMV’s (aparelho de mudança de via), pátio de manutenção, ponte São João e túnel; e outra via elevada do Norte até São Joaquim, perfazendo 4,08 km, com 4 paradas, 4 AMV’s, além de um túnel próximo aos túneis já existentes no Acesso Norte.
O VLT do Subúrbio tem sua diretriz de traçado desenvolvida majoritariamente ao longo da malha férrea já existente, sobretudo no trecho Calçada/Paripe, onde opera o sistema de Trens do Subúrbio, e caracteriza-se ainda pela inserção da ligação Calçada/Comércio, que se dará pela implantação de via elevada através das Avenidas Oscar Pontes e Jequitaia.
Ficha técnica:
Contratante: CTB – Companhia de Transportes do Estado da Bahia
Localização: Municípios de Salvador e Simões Filho
Construção e montagem: Concessionária SkyRail Brasil (BYD e Metrogreen)
Gerenciadora e certificadora: Consórcio ER-VLT/monotrilho (Nova Engevix Engenharia e Projetos – 60% e RK Engenharia Consultiva – 40%)
Projetista – Obras civis: Ideia Construções (acompanhamento e consultoria nos assuntos relacionados ao Alvará de Construção)
Projetista – Implantação de sistemas: Sener Setepla Tecnomental Engenharia e Sistemas (anteprojetos de sistemas relacionados com o SkyRail Bahia) / Macrofast Construções e Serviços (projeto básico da linha de transmissão entre a subestação Calçada do VLT Monotrilho do Subúrbio e a subestação Itapagipe da Coelba).
Valor da obra: R$ 390 milhões
Previsão de conclusão: maio/2022