Categorias

16 de abril de 2021

Portal de informação sobre Infraestrutura, Construção Industrial e Edificações

VLT do Subúrbio em Salvador (BA) está previsto de ser entregue em 2022

2 min read

O VLT do Subúrbio, obra que ocorre nos municípios de Salvador e Simões Filho (BA), será em via elevada com 19,20 km de extensão, que interligará o Comércio até a Ilha de São João, contendo 21 paradas, 7 AMV’s (aparelho de mudança de via), pátio de manutenção, ponte São João e túnel; e outra via elevada do Norte até São Joaquim, perfazendo 4,08 km, com 4 paradas, 4 AMV’s, além de um túnel próximo aos túneis já existentes no Acesso Norte. 

O VLT do Subúrbio tem sua diretriz de traçado desenvolvida majoritariamente ao longo da malha férrea já existente, sobretudo no trecho Calçada/Paripe, onde opera o sistema de Trens do Subúrbio, e caracteriza-se ainda pela inserção da ligação Calçada/Comércio, que se dará pela implantação de via elevada através das Avenidas Oscar Pontes e Jequitaia. 

Ficha técnica:

Contratante: CTB – Companhia de Transportes do Estado da Bahia

Localização: Municípios de Salvador e Simões Filho

Construção e montagem: Concessionária SkyRail Brasil (BYD e Metrogreen)

Gerenciadora e certificadora: Consórcio ER-VLT/monotrilho (Nova Engevix Engenharia e Projetos – 60% e RK Engenharia Consultiva – 40%)

Projetista – Obras civis: Ideia Construções (acompanhamento e consultoria nos assuntos relacionados ao Alvará de Construção)

Projetista – Implantação de sistemas: Sener Setepla Tecnomental Engenharia e Sistemas (anteprojetos de sistemas relacionados com o SkyRail Bahia) / Macrofast Construções e Serviços (projeto básico da linha de transmissão entre a subestação Calçada do VLT Monotrilho do Subúrbio e a subestação Itapagipe da Coelba).

Valor da obra: R$ 390 milhões

Previsão de conclusão: maio/2022

6 thoughts on “VLT do Subúrbio em Salvador (BA) está previsto de ser entregue em 2022

  1. Tenho experiências em obras pesadas. Gostatia de fazer parte da equipe de colaboradores desta construção. Sou Técnico de Segurança do Trabalho, e já participei de várias obras de túnel, potes, barragens, saneamento, e montagem. Como faça para enviá rf meu currículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *