A Turquia está sentindo o impacto da crise na zona do euro — a licitação do projeto BOT (Build, Operate, Transfer) da terceira ponte no estreito de Bósforo não encontrou interessados. O projeto, orçado em US$ 6 bilhões, foi dividido em duas partes e a ponte será colocada em licitação no dia 5 de abril próximo. A ponte de 1.275 m ao norte de Istambul e mais 90 km de rodovias de acesso estão orçadas em cerca de US$ 2,6 bilhões. A rede de 340 km de rodovias de interligação, chamada North Marmara, será construída com fundos públicos. A primeira concorrência realizada em janeiro passado não recebeu proposta das 18 empresas pré-qualificadas. Analistas apontam que além da crise europeia, a posição geográfica da ponte no extremo norte de Bósforo, região pouco habitada e distante de rodovias, desencorajaram as pretendentes. No total, 152 milhões de veículos atravessaram as duas pontes pedagiadas existentes, assegurando uma alta lucratividade às concessionárias. O governo turco quer levar adiante o
projeto e estuda lançar um “sukuk” soberano pela primeira vez na história. “Sukuk” é um certificado financeiro islâmico, semelhante a um título de governo ocidental, e se vale de um mercado pequeno, mas sólido, apoiado por investidores islâmicos conservadores, que tem se mostrado imune inclusive às crises globais.
Fonte: Padrão