Duas obras do Metrô de São Paulo prometem atender mais de um milhão de pessoas que utilizam o transporte metropolitano: a primeira é a extensão da Linha 2-Verde, que atualmente vai da Vila Madalena até a Vila Prudente e se estenderá até a estação Dutra, compreendendo 14,7 km, 14 estações e um pátio de manutenção. A sua implantação está dividida em duas fases: o primeiro trecho de Vila Prudente até Penha e o segundo trecho de Penha a Dutra.
A segunda obra é a nova Linha 17-Ouro, um monotrilho que vai operar com trens elétricos. Esta, por sua vez integrará com as Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda – pelas estações Campo Belo e Morumbi, respectivamente – através de um ramal de 6,7 km e 8 novas estações. Este trecho irá conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda pelas estações Campo Belo e Morumbi. Futuramente, quando implantados os trechos 2 e 3, o monotrilho irá interligar também às linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, ampliando a conectividade do monotrilho à rede metroviária.

A revista O Empreiteiro visitou, com exclusividade, alguns dos principais trechos dos dois projetos. Uma das visitas, que compreende as obras da expansão da Linha 2-Verde, foi na futura Estação Anália Franco, um dos seis lotes que fazem parte da primeira fase, que será a expansão entre Vila Prudente e Penha. Este trecho acrescentará 8,0 km e 8 novas estações ao trecho operacional de Vila Madalena a Vila Prudente em operação. Já na Fase 2, compreendida pelo trecho de Penha a Dutra, serão implantados mais 5,8 km e 5 estações, alcançando até o município de Guarulhos. Ao final da obra, a Linha 2-Verde terá cerca de 28,5 km operacionais de extensão.

FASE ATUAL DAS OBRAS LINHA 2-VERDE (APENAS ESTRUTURAS CIVIS – DADOS JULHO/2025):
Orfanato – 88% – Estruturas internas (cobertura) e salas técnicas
Santa Clara – 84% – Estruturas internas e salas técnicas
Anália Franco – 89% – Estruturas internas e acesso ao shopping
Vila Formosa – 64% – Estruturas internas e acesso C
Santa Isabel – 71% – Estruturas internas e Salas técnicas
Guilherme Giorgi – 87% – Estruturas internas (cobertura)
Aricanduva – 81% – Estruturas internas
Penha – 71% – Estruturas internas e instalação para operação da TBM
PRIMEIRA FASE DA EXPANSÃO DA LINHA 2- VERDE
Dividida em 6 diferentes lotes, a Fase 1 da expansão da Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha, terá 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. As obras contam com aproximadamente 6.000 colaboradores entre profissionais de construção, engenharia e montagem.
Segundo o Metrô de São Paulo, na Fase 1, a extensão total já escavada foi de aproximadamente 6,1 km de túneis NATM e com tuneladora (Shiled ou tatuzão), para circulação e estacionamento de trens.
Os novos trens que irão operar, fazem parte de uma licitação realizada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM), responsável pela aquisição de 44 trens que também serão distribuídos para as linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Em março, a secretaria estadual homologou o contrato com a CRRC Sifang, empresa selecionada na licitação, o contrato foi assinado em julho, com ordem de serviço iniciada em agosto deste ano.
Linha 17-Ouro do monotrilho já testa os trens para operação assistida em março de 2026
Além da Linha 2-Verde, a revista O Empreiteiro visitou as obras da Linha 17-Ouro que utilizará a tecnologia Metrô Leve, um sistema de monotrilho, ou seja, trens como carros elétricos que dispensam os trilhos clássicos. A nova linha contará com 6,7 km operacionais e um pátio de manutenção, conectando as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda – pelas estações Campo Belo e Morumbi, respectivamente. Ao todo, serão 8,3 km com 8 novas estações: Washington Luís, Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. Com investimento de R$ 5,8 milhões, a linha terá capacidade para transportar cerca de 93 mil passageiros por dia.
Para compor a Linha 17-Ouro são 14 trens novos, compostos por 5 vagões cada um. Os testes são realizados durante vinte dias em cada trem. Durante esse período, são realizados ensaios dinâmicos com diferentes níveis de carregamento, simulando a ocupação de passageiros com sacos de areia. A empresa responsável pelos testes é a BYD, que também fabricou os trens em Guang’na na China.
A chegada do 2º trem ocorreu no início de março passado e foi feita a energização do terceiro e quarto trilhos desde a estação Vereador José Diniz até Vila Cordeiro.
FASE ATUAL DAS OBRAS LINHA-17 (APENAS ESTRUTURAS CIVIS):
Washington Luís 84%
Aeroporto de Congonhas 96%
Brooklin Paulista 92%
Vereador José Diniz 96%
Campo Belo 94%
Vila Cordeiro 91%
Chucri Zaidan 86%
Morumbi 99%
Pátio Água Espraiada 88%
Material Rodante 63%
A empresa que executou parte das obras dos elevados da Linha 17-Ouro foi o Consórcio Monotrilho Integração – CMI. A AGIS Consórcio Linha 17- Ouro – Obras Civis assumiu as obras remanescentes. Consórcio constituído pelas empresas AGIS CONSTRUÇÃO S.A., (líder do Consórcio) e AGIS SISTEMAS ELETROMECÂNICOS LTDA.
MONOTRILHO INICIA SERVIÇOS EM 2026
Das 8 estações do previstas para a Linha 17-Ouro, a revista O Empreiteiro visitou a Estação Vereador José Diniz, a Estação Campo Belo e o pátio onde está o trem do monotrilho, que deverá iniciar operação em 2026.
Os veículos que vão percorrer a Linha 17- Ouro do monotrilho serão controlados com operação automática e usando o Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS).




