Guarujá restaura pistas e drenagem

Guarujá restaura pistas e drenagem

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A obra do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá executada pela Terracom, foi contratada pela Prefeitura deste município, tendo como objeto a execução das obras de reforma e adequação da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi A, B e C, faixa de pista, sistema de drenagem, implantação de cerca operacional, barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço.

O empreendimento foi viabilizado com recursos financeiros provenientes dos Governos Federal e Municipal, através de convênio firmado entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Município de Guarujá, com apoio técnico da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, responsável pela elaboração do projeto básico.

O aeroporto passou por uma ampla obra de reforma e modernização, entregue em abril deste ano. A intervenção contemplou a modernização completa da pista de pouso e decolagem, pistas de taxiamento, faixas preparadas, sistema de drenagem, além da implantação de cerca operacional, barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço. As obras foram conduzidas em conformidade com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, assegurando segurança operacional, durabilidade estrutural e eficiência técnica para as próximas décadas.

A pista principal do aeroporto, com 1.390 metros de comprimento e 45 metros de largura, foi projetada para operar inicialmente com aeronaves como Grand Caravan C208B, Super King Air 350 e ATR 42-600, com capacidade de até 50 passageiros por voo. Com as melhorias implementadas, o aeroporto se torna apto a receber operações mais complexas e, futuramente, voos comerciais de maior porte e alcance.

O projeto empregou técnicas de engenharia de alta performance, com destaque para a aplicação de concreto asfáltico usinado a quente (CBUQ) em toda a extensão da pista e das taxiway’s, totalizando 26 mil toneladas. A durabilidade do pavimento foi garantida por meio da selagem de trincas com emulsão asfáltica RR-2C, tratamento superficial simples (TSS) e utilização de geogrelha bidirecionais sobre antigas juntas de concreto, minimizando a reflexão de fissuras. As taxiway’s receberam reforço estrutural com uma robusta camada de rachão, sub-base de macadame hidráulico e base de brita graduada, aumentando significativamente sua capacidade de suporte.

Já o sistema de drenagem foi modernizado com a instalação de canaletas e drenos profundos, permitindo o correto escoamento tanto da água superficial quanto do lençol freático. Para estabilização do solo e controle de erosão, foram aplicados 110 mil metros quadrados de hidrossemeadura e 30 mil metros quadrados de grama em placas.

A grandiosidade da obra se reflete nos seus números: aproximadamente 25 mil metros cúbicos de terra movimentada 150 mil metros quadrados de área com pintura de ligação, 19 quilômetros de trincas tratadas e a execução de 4 mil metros lineares de cerca operacional com fundações em viga baldrame, mourões de concreto, alambrado, concertinas e portões de acesso. A via interna de serviço foi integralmente pavimentada com blocos sextavados e recebeu drenagem, guias, sarjetas e sinalização conforme os critérios técnicos da aviação civil. O pátio de aeronaves também foi atualizado com nova sinalização horizontal.

Entre as inovações incorporadas, destaca-se o reaproveitamento de materiais da fresagem e escavação para a adequação do greide nas faixas preparadas e nas áreas de segurança (RESA’s), reduzindo o impacto ambiental e o uso de novos insumos. A instalação de uma barreira de proteção de fauna em fibra de vidro foi outra solução singular do projeto. Por estar localizada próxima à cabeceira da pista, essa estrutura foi projetada com dimensões e materiais que não comprometessem a segurança operacional em caso de contato com aeronaves.

Um dos principais desafios enfrentados durante a execução foi a estabilização das bases das taxiway’s e da via interna, devido ao subleito com baixa capacidade de suporte e alta umidade, resultado da proximidade com o estuário da cidade de Santos. O sucesso na superação desse obstáculo foi garantido pela aplicação criteriosa de técnicas geotécnicas e materiais apropriados.

Combinando inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e engenharia de alto desempenho, a entrega da obra impulsiona o aeroporto de Guarujá, que se torna um hub no Litoral Paulista, com potencial para se tornar referência em mobilidade aérea no Brasil.


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