Em 2002, teve início na Ecovias o emprego do material fresado das rodovias para composição das camadas de pavimento. Segundo a concessionária, a técnica só foi adotada depois de estudos laboratoriais e reológicos que comprovaram que a mistura, devidamente projetada do fresado, é tão ou mais resistente que a composição tradicional, brita graduada tratada com cimento (BGTC) ou concreto de cimento rolado (CCR).
No Brasil, esse tipo de material, ainda pouco reaproveitado, é usado somente na pavimentação de acostamentos, revestimento de estacionamentos e estradas de serviço. A maior parte é estocada em depósitos, gerando um enorme passivo ambiental.
No Sistema Anchieta-Imigrantes, principal corredor de acesso à Baixada Santista e ao Porto de Santos, as restaurações de pavimento geram uma média anual de 65.000 t do fresado. A utilização do fresado na composição das camadas de base e sub-base do pavimento reduz a exploração dos recursos naturais e, consequentemente, os custos, já que o material passou a integrar uma mistura para as camadas nobres do pavimento.
No trecho sob administração da Ecovias, o material já foi usado em obras de grande relevância para a região, como a construção do entroncamento da rodovia Padre Manoel da Nóbrega com a via Anchieta, a readequação do trevo de Riacho Grande e as travessias no km 281 e km 285 da Padre Manoel da Nóbrega, o recapeamento da serra da Anchieta e está sendo usado atualmente na implantação da quinta faixa da rodovia dos Imigrantes.
Laboratório
Todos os testes de comprovação de resultados e análise de qualidade dos materiais e projetos das misturas são feitos no laboratório de pavimento da concessionária, único entre as concessionárias brasileiras a obter a certificação ISO / IEC 17025, emitida pelo Inmetro. A certificação assegura que as atividades desenvolvidas estão de acordo com padrões internacionais estabelecidos pela ABNT no Brasil.
Montado em 2005, na mesma época da implantação da usina de asfalto, o laboratório analisa a qualidade do material utilizado nos serviços de pavimentação e também realiza testes com amostras das misturas aplicadas nas rodovias administradas.
Fonte: Padrão