Intervenções de grande porte nas paradas industriais envolvem alta complexidade, custos elevados e controle rigoroso das atividades, em que falhas no cronograma ou na comunicação podem causar perdas significativas. Nesse contexto, o case destaca o desafio de monitorar centenas de isométricos e frentes de serviço de forma centralizada e acessível para todas as equipes, da operação em campo ao nível gerencial, já que os métodos tradicionais geravam baixa credibilidade dos dados e dificultavam uma visão real do progresso da operação.
Capturando a urgência e os riscos do cenário, a equipe desenvolveu com prontidão uma aplicação online, disruptiva e inovadora: o Smart Map, mapa interativo da planta industrial. A solução permite que as equipes visualizem, acompanhem e gerenciem, em tempo real, o progresso de cada serviço, oferecendo uma precisão sem precedentes nesse tipo de operação.
Entre os resultados imediatos alcançados, destacam-se:
Monitoramento centralizado de mais de 280 isométricos, com acesso seguro e sempre atualizado para as equipes em campo;
Suporte essencial para reuniões de status e decisões gerenciais durante a parada;
Cobertura de área superior a 683.000 m² na planta industrial.
A operação validou a solução e está gerando aprendizado.
A equipe KEMPETRO está evoluindo o Smart Map, tornando-o acessível, agregando valor ao cliente e qualificando a gestão com uma visão unificada entre as áreas gerencial e operacional, permitindo:
Redução dos riscos operacionais;
Otimização na alocação de equipes e recursos;
Decisões rápidas e assertivas por parte da liderança;
Criação de um histórico digital e rastreável de todas as intervenções.
Este é um dos cases que refletem a cultura que inspira o time da KEMPETRO Engenharia: ouvir o cliente, atuar com precisão e agilidade, aprender com a prática e, acima de tudo, usar a inovação como ferramenta de transformação.
O que começa como uma resposta a um desafio emergencial está evoluindo para uma plataforma estratégica que oferece um novo patamar de visibilidade e controle para a indústria.
Leia também: Equipamentos elétricos, não tripulados e remotos para um futuro seguro e sustentável





