O projeto de infraestrutura que visa transformar a ligação entre Santos e Guarujá (SP), aposentando o tradicional sistema de balsas, tem sido um processo dinâmico. Após um debate inicial sobre a construção de uma ponte, a opção técnica e preferencial foi definida por um túnel submerso.
Superando Obstáculos de Financiamento e Prêmios de Inovação
O processo licitatório enfrentou dificuldades iniciais. A DERSA, responsável pela obra, precisou revogar o edital após o cancelamento do financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Felizmente, o Governo de São Paulo agiu rapidamente, garantindo a substituição do agente financeiro pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que deve permitir a liberação da ordem de serviço em breve.
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O projeto do Túnel Santos-Guarujá já recebeu reconhecimento internacional, ganhando o prêmio de Inovação em Infraestrutura Urbana em 2014, concedido pela empresa de TI Bentley em um evento global em Londres.
Flutuação nos Custos e Dados Atuais
O custo estimado do empreendimento tem variado significativamente ao longo do tempo. As estimativas iniciais para a opção do túnel eram de R$ 1,3 bilhão, evoluindo para R$ 2,5 bilhões e, em seguida, para R$ 3,2 bilhões.
Atualmente, a DERSA informa que o custo do projeto é de R$ 2,8 bilhões, considerando a data-base de março de 2014.
| Estimativa de Custo (Opção Túnel) | Data-Base |
| R$ 1,3 bilhão | Primórdios da discussão |
| R$ 2,5 bilhões | Evolução posterior |
| R$ 3,2 bilhões | Estimativa mais alta |
| R$ 2,8 bilhões | Atual (Março de 2014) |
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Tecnologia Submersa e Prazo de Entrega
O projeto trará uma tecnologia nova para o Brasil: a construção será feita com seis módulos de concreto pré-moldados em uma doca seca no Guarujá. Esses blocos serão rebocados, flutuando até o local da travessia, onde serão submersos para formar o túnel de cerca de 800 metros de extensão. O túnel submerso contará com três faixas de rolagem de cada lado e terá cobrança de pedágio.
O Governo de São Paulo garante que, após o início, a obra será entregue em 44 meses, permitindo que o túnel entre em operação em meados de 2018.





