A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) recebeu em novembro as propostas comerciais para a execução das obras do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas. O orçamento inicial de R$ 5,08 bilhões foi reduzido para R$ 3,9 bilhões, gerando uma economia de R$ 1,2 bilhão, equivalente a 23,1% de desconto em relação ao valor de referência da licitação.
A expectativa é que o resultado final da licitação seja homologado ainda este ano, com início das obras previsto para janeiro de 2013. O processo segue normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia R$ 2 bilhões do investimento total estimado em R$ 6,51 bilhões.
Recursos e Participantes
O empreendimento conta com:
- R$ 2,79 bilhões do Tesouro do Estado de São Paulo
- R$ 1,72 bilhão do governo federal
- R$ 2 bilhões do BID
A concorrência internacional envolve 18 grupos: oito consórcios internacionais, seis grupos 100% nacionais e quatro exclusivamente internacionais.
Detalhes do Trecho Norte do Rodoanel
O Trecho Norte do Rodoanel terá:
- 44 km de extensão
- Interligação entre os trechos Oeste e Leste do rodoanel
- Acesso às rodovias Fernão Dias (BR-381) e Presidente Dutra (BR-116)
- Ligação exclusiva de 3,6 km com o Aeroporto Internacional de Guarulhos
- Quatro faixas de rolagem por sentido até a Fernão Dias
- Três faixas entre a Fernão Dias e a Dutra
- Canteiro central de 11 metros
- Velocidade permitida de 100 km/h
Obras e Infraestrutura
O trecho contará ainda com:
- 7 túneis, totalizando 6,6 km de extensão por sentido
- Sistemas de contenção de cargas tóxicas
- Barreiras acústicas
- Passagens para fauna
O Trecho Norte do Rodoanel é considerado uma obra estratégica para melhorar a logística no Estado de São Paulo, reduzindo o tráfego pesado na capital e integrando as principais rodovias do Brasil.




