Duplicação Rodovia Tamoios: Túneis, NATM e a maior contenção do país

Compartilhe esse conteúdo

Duplicação Rodovia Tamoios: Engenharia de Ponta e Inovação na Serra do Mar

A obra de duplicação do trecho de serra da Rodovia Tamoios (SP), no Litoral Norte de São Paulo, representa um marco na engenharia brasileira. Os desafios técnicos e ambientais do projeto foram detalhados por Robinson Ávila, gerente de Engenharia da Concessionária Tamoios, durante o Fórum Infra 2021.

Leia também: Tiago Tibiriçá, gerente de Obras de Implantação da Arteris, falou sobre os desafios da implantação do Contorno Rodoviário de Florianópolis, maior obra rodoviária em andamento no Brasil

O projeto é impressionante em escala, contando com:

  • Quatro túneis que somam 12.854 metros de extensão.
  • 11 Obras de Arte Especiais (OAEs), totalizando 2.577 metros.
  • A maior contenção rodoviária do país, com uma área de cortina atirantada que se estende por 6 mil m².

Tecnologia NATM e Otimização com Sandvik

O método de escavação dos túneis na Rodovia Tamoios é o NATM (New Austrian Tunnelling Method), que utiliza desmonte com explosivos. A perfuração é realizada pelos equipamentos Jumbo DT11 da Sandvik.

Segundo o engenheiro Robinson Ávila, a aplicação da solução TCAD nos jumbos resultou em uma melhoria significativa na precisão da perfuração. Isso reduziu a quantidade de sobre e sob escavação (under e overbreaks), diminuindo o desperdício de materiais em todas as fases: perfuração, limpeza e tratamento dos túneis.

Em parceria com a Sandvik, a Concessionária Tamoios investiu em treinamentos especializados para a equipe de operação, manutenção e controle, visando otimizar todo o ciclo de atividades de desmonte.

Soluções Ambientais e Logísticas

Para vencer os desafios impostos pela Serra do Mar e mitigar o impacto ambiental em áreas de proteção, uma solução logística inovadora foi adotada:

  • Foi instalado um cable crane para o transporte de cargas e pessoas.
  • O cable crane evita a abertura de acessos em área de proteção ambiental, facilitando trabalhos em trechos íngremes do vale.
  • A estrutura possui capacidade de carga de 20 toneladas e abrange uma distância de 394 metros entre suas torres.

Leia também: Uso de gruas evita abertura de acessos na Serra das Araras

O projeto de duplicação da Rodovia Tamoios une soluções de alta engenharia com sustentabilidade e gestão eficiente de recursos, sendo um modelo para futuras obras de infraestrutura em regiões de serra no Brasil.


Compartilhe esse conteúdo

2 thoughts on “Duplicação Rodovia Tamoios: Túneis, NATM e a maior contenção do país

  1. Sugiro verificarem os números apresentados na reportagem.

    Observem que não faz o menor sentido a indicação da totalização das obras em “”2.577 m de extensão””…. se um dos túneis (Chamado Túnel3+4) tem mais de 5.500 m de extensão.

    Da mesma forma, o conjunto de 4 túneis totalizando “””12.854 km”””? Essa distância equivale a dirigir de são paulo até Houston, Texas/EUA. Se o perímetro da terra é 50mil km, estaríamos fazendo túneis para dar um quarto de volta na terra? É isso mesmo? Abs

Deixe um comentário