Centro de pesquisa em Sorocaba vai acelerar a indústria fotovoltaica

Compartilhe esse conteúdo

Com o tema “Inovando a energia solar no Brasil” foi inaugurado o Centro de Excelência Solar em Sorocaba, SP, o maior centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de rastreadores solares da América do Sul. A unidade é fruto da parceria entre a Nextracker e o Flex Instituto de Tecnologia (FIT) e foi inaugurada nesta segunda, dia 22, reunindo cerca de 400 pessoas do mercado nacional e internacional em energia renovável.

O CFSE irá realizar estudos do ciclo de vida completo dos sistemas de rastreadores solares, incluindo desde o desenvolvimento projetos de estrutura, mecânica e elétrico, à sua construção, operação e manutenção. Os pesquisadores do centro realizarão, ainda, pesquisas aprofundadas e testes sobre dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de performance do rastreador por meio de software e sistemas de backup de bateria.

O projeto Nextracker – FIT inclui uma instalação solar adjacente de 770 quilowatts (kW), de 30 mil metros quadrados, que servirá como um laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos e ao centro de treinamento.

Segundo a apresentação da Nextracker, os programas do CFSE compreendem: treinamento powerworks, campanhas geotécnicas para plantas solares e dimensionamento de usinas solares (PVSyst); performance e confiabilidade de produtos com testes de corrosão, confiabilidade de baterias e modelos preditivos; soluções de software com automação geotécnica e digitalização; estruturas e fundações com geração de modelos estruturais otimizados e caracterização de solos; além de programas ESG e cadeia de fornecimento com análise de ciclo de vida dos produtos (ACV) e Environmental Product Declaration (EPD).

Para Luísa Moreira, diretora de operações da EDF Renewables, um centro de pesquisas como o CFSE traz desenvolvimento local pra o setor.

“Sempre temos desafios para ter inovações dentro da tecnologia e dentro do dia a dia na planta. Esse centro traz o conhecimento pra cá e ajuda o desenvolvimento local, pois o Brasil tem grande potencial e é um mercado muito importante para a transição energética”. Luísa foi convidada para o evento de inauguração do centro de pesquisa para apresentar as Usinas Fotovoltaicas Pirapora. O Complexo Solar, operado pela EDF Renewables, é um dos maiores parques solares em operação no Brasil e possui trackers e módulos produzidos no país.

Segundo Dan Shugar, CEO da empresa, “O Brasil é o mercado da Nextracker que mais cresce no mundo. Temos fabricado nossos controles eletrônicos e componentes chave no Brasil nos últimos cinco anos e estamos investindo pesado em uma instalação para um centro de Pesquisa & Desenvolvimento e Testes de nível mundial. Já realizamos treinamento de instalação para centenas de profissionais da indústria solar por meio da nossa PowerworX Academy. E, em conjunto com o FIT, contratamos dezenas de pessoas altamente especializadas para continuar a aprimorar a tecnologia que melhor poderá atender os nossos clientes”, disse Dan.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em julho, o Brasil ultrapassou a marca de 6 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. De acordo com a entidade, a fonte já gerou mais de R$ 31 bilhões em investimentos privados no país.


Área externa do Centro de Excelência Solar para estudos, em Sorocaba. Foto Juliana Sampaio (2)

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário