Publicação está disponível gratuitamente no site do Programa PotencializEE para pequenas e médias indústrias que planejam aumentar competitividade e reduzir custos energéticos
O Programa PotencalizEE lançou neste mês de novembro o guia técnico “Eficiência Energética na Tomada de Decisão”, que pode ser acessado de forma gratuita pelo site do programa. O objetivo deste guia é contribuir para acelerar a implementação de Eficiência Energética em pequenas e médias indústrias do país. Considerando o aumento constante dos preços de energia, trata-se de investimentos com retornos atrativos, que contribuem ao mesmo tempo com a descarbonização do país.
Com uma linguagem simplificada e respondendo às principais dúvidas em relação ao tema, o guia mostra os benefícios da EE. O guia explica também o que deve ser considerado na hora de investir em projetos de eficiência energética, bem como dicas de compra de equipamentos mais eficientes e sua manutenção, além de um panorama sobre o que o futuro reserva para a Eficiência Energética. Com dados de pesquisas de diferentes instituições brasileiras e internacionais, o conteúdo também faz um comparativo do valor de energia no Brasil e de outros países, reforçando a necessidade da adoção da EE para que as indústrias nacionais ganhem competitividade no mercado.
“Para as micro, pequenas e médias indústrias, a alternativa mais promissora para minimizar os custos com energia é investir na melhor gestão possível. Ou seja, é preciso reduzir o consumo, sem reduzir a segurança das operações, mantendo a qualidade nos produtos”, afirma o documento disponível no site do programa. Ao todo, são 43 páginas com textos, gráficos e explicações sobre a importância de implementar ações de eficiência energética com uma abordagem sistêmica e orientações detalhadas sobre a tomada de decisão.
Ganhos ambientais
Além das vantagens financeiras, o guia apresenta os ganhos ambientais da implementação da EE, que se alinha com a exigência do mercado para que os negócios sejam mais verdes, em especial quando se trata da redução de emissão de CO₂ para conter as mudanças climáticas. O PotencializEE tem como meta reduzir 1,1 milhão de toneladas de CO₂ emitidos pelas PMEs industriais do estado de São Paulo até o fim do programa.
Indústrias do estado interessadas em se beneficiar pela economia de energia podem agendar uma visita técnica gratuita com um dos especialistas do PotencializEE, certificados pelo SENAI-SP, no site do programa. Após o diagnóstico energético, o processo de implementação de EE é acompanhado pelos profissionais até que os potenciais de economia de energia apontados no projeto sejam alcançados.
Sobre o Programa PotencializEE
O PotencializEE é um programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado em parceria com a GIZ Brasil, Agência Alemã de Cooperação Internacional. O programa tem como parceiros estratégicos instituições ligadas aos setores de energia, indústria e financeiro. No âmbito nacional, são parceiros o MME, Ministério da Economia e EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor da indústria, também participam do programa a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Procel e SEPEL. Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (Banco do Estado de SP), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento) e a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).