Linha 6-Laranja metrô: via permanente começa ser instalada no Pátio Morro Grande

Compartilhe esse conteúdo

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, avança em suas obras. Agora, foi iniciada a montagem da via permanente e dos AMVs (Aparelhos de Mudança de Via) no Pátio Morro Grande. Ao todo, serão instalados mais de 6.300 metros de via permanente e 28 AMVs, o que permitirá o acesso às duas vias do túnel da linha.

Cada unidade de AMV tem um comprimento total de 19,8 metros e são instalados com dormentes de concreto para via permanente em lastro. Os dormentes serão instalados a cada 0,65 metros um do outro.


Com isso, um trecho de um quilômetro contará com uma quantidade aproximada de 1539 componentes instalados.

Além da infraestrutura ferroviária, já foram instaladas 851 toneladas de estrutura metálica, que comporão a área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que vão operar a Linha 6-Laranja. O espaço, que possui uma área de mais de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol-, também vai abrigar o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.




“As vias de Pátio Morro Grande foram projetadas para que as movimentações dos trens ocorram sempre de forma segura, tanto durante o recolhimento para suas manutenções programadas e limpeza diária, como para o despacho dos trens para a via operacional por meio do nosso futuro CCO.


Os nossos Trilhos, AMV ́s e Dormentes de Concreto foram projetados e construídos, conforme as Normas Técnicas Nacionais e Internacionais, vigentes em nosso setor metroferroviário. Podemos dizer que estamos construindo uma das mais modernas linhas do sistema metroferroviário da cidade de São Paulo”, conta Iberê Martelli, engenheiro de manutenção da Linha Uni.

Enquanto isso, estão em andamento as perfurações dos túneis nos sentidos norte e sul do ramal. As tuneladoras, equipamentos usados nessa atividade, seguem se preparando para sair em direção às futuras estações PUC-Cardoso de Almeida (ao sul) e Itaberaba-Hospital Vila Penteado (ao norte), próximos pontos de ligação da Linha.

A Linha 6-Laranja de metrô vai reduzir o trajeto da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, para apenas 23 minutos.Esse percurso hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade.


As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de mais de 8 mil empregos. Depois de finalizada, a linha será operada pela concessionária Linha Uni por 19 anos.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário